Mais de cinco mil pessoas participaram da assinatura do Pacto Pela Erradicação do Abuso e Pedofilia, que aconteceu na manhã nesta quinta-feira, no Ginásio de Esportes de Paragominas. O projeto visa a prevenção da violência contra crianças e adolescentes, e tem o objetivo de aumentar a participação popular.
Segundo o vice-prefeito, Paulo Tocantins, os pactos agregam ações dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de sindicatos e associações dos mais diversos setores, empresas públicas e privadas. “Conseguimos convencer a sociedade da importância de juntar forças e enfrentar o abuso sexual e a pedofilia. Aliás, esses são assuntos delicados, pois sabemos que a maioria dessas violências acontecem dentro de casa ou nos arredores. Por isso, precisamos do apoio popular na hora de denunciar e responsabilizar os culpados”, aconselha.
De acordo com o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Sidney Rosa, em Paragominas há um pequeno registro de abusos sexuais, embora o problema exista. Ainda de acordo com o secretário, atualmente cerca de 80% das crianças e adolescentes que sofrem violência sexual são abusadas dentro de casa. Para evitar este tipo de violência, Sidney Rosa diz que a população precisa agir, e não apenas deixar a responsabilidade para a polícia.
Ainda durante o encontro, também foi assinado convênio para a implantação do Propaz Integrado, que promove atendimento integral, interdisciplinar e de qualidade às vítimas e suas famílias em um só espaço, para evitar a revitimização. O ProPaz Integrado oferece acolhimento psicossocial especializado; garante os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva; previne DST’s/Aids e gravidez decorrente de estupro, através de medidas profiláticas, nos casos detectados até 72 horas; também interrompe a gravidez decorrente de violência sexual, conforme a legislação.
O projeto tem um Pólo de atendimento na Santa Casa de Misericórdia do Pará e outro no Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, ambos em Belém. No interior do Estado, Paragominas é o segundo município a receber o ProPaz Integrado. O formato implantado pelo Governo do Estado se tornou referência nacional, de acordo com o Ministério da Saúde.
(DOL com informações de assessoria)






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com