Em simpósio organizado pelo Vaticano sobre a pederastia realizado na Pontifícia Universidade Gregoriana, o padre brasileiro Edênio Vale afirmou, nesta quarta-feira (08) que os bispos católicos do Brasil 'não têm nem ideia' do que devem fazer para enfrentar os casos de clérigos pedófilos.
Perante representantes de 110 conferências episcopais e 30 ordens religiosas, Vale, da congregação do Verbo Divino, analisou a situação no Brasil, onde 'milhões de famílias vivem em condições de miséria e abandono, o que faz com que as crianças sejam mais vulneráveis a indivíduos sexualmente imaturos', disse.
O religioso denunciou que enquanto os meios de comunicação brasileiros informam amplamente os casos de abusos sexuais a menores que ocorrem no mundo, reagem moderadamente em relação aos casos nacionais.
'Formulo a hipótese que essa relativa moderação no tocante aos escândalos dos sacerdotes católicos se deva ao fato que a pedofilia e a efebofilia são um comportamento culturalmente mais tolerado no Brasil que nos países da Europa e da América do Norte', afirmou.
Vale lembrou a considerável presença de prostituição infantil, sobretudo feminina, e o peso do turismo sexual em algumas capitais e cidades turísticas 'que atraem europeus justamente pela facilidade que encontram aqui para a exploração sexual de menores'.
Em relação à atuação da Igreja brasileira contra esses casos, Vale frisou que há uma 'certa perplexidade' por parte dos bispos sobre o que é preciso fazer, acrescentando que outros críticos 'mais severos' pensam que há uma falta de 'vontade política por parte do clero em geral'.
Edênio Vale comentou que no Brasil não há lugares onde acolher, recuperar e curar as vítimas, que, em geral, 'são apenas retiradas de cena', denunciou.
Segundo o religioso, as medidas adotadas pelos bispos costumam ser improvisadas e paliativas.
Vale concluiu dizendo que o problema do abuso sexual entre o clero católico 'não tem nem terá uma solução fácil em curto prazo', e que suspeita que há 'silêncios' e que 'certas verdades não estão sendo ditas'.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com