José Riva:Vereador de VG defende VLT e apela para Maggi não interferir no processo de escolha do transporte

Vereador Toninho do Gloria condena Lobby de empresas de ônibus pelo BRT e sai em defesa de Riva

O presidente da comissão de obras e serviços públicos da Câmara de Várzea Grande, vereador Toninho do Gloria (PV) criticou as denúncias sobre suposta fraude no Ministério das Cidades – para substituir o projeto de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) sistema de trânsito da Grande Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. 

Segundo o pevista, a denúncia do Jornal o Estado de São Paulo, pode não passar de lobby das empresas de ônibus que não desejam abrir mão do quinhão de R$ 200 milhões em faturamento, no atual e ineficiente sistema que atende Cuiabá e Várzea Grande.

O parlamentar repudiou insinuações de parte da mídia nacional, que acusou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado José Riva (PSD), de fazer lobby pela aprovação do VLT, que aumentou em R$ 700 milhões o gasto original previsto para a mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande. 

“Não consigo entender como alguns políticos de MT podem dizer que BRT é melhor que VLT, o parlamentar disse que os defensores do BRT são contra não só Várzea Grande e Cuiabá mais como toda baixada cuiabana”, destacou Toninho do Glória.

O vereador afirmou que Riva não fez lobby, e que apenas ouviu o clamor da baixada cuiabana que defende a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Toninho apelou ao senador, ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), para que não interfira no processo. “Se ele não quiser ajudar a baixada cuiabana, que pelo menos fique calado e respeite a decisão pela implantação do VLT e não o BRT como ele defende, e não entendo o porquê”, questionou o vereador.

Ele desafiou os defensores do BRT para andar uma semana nesta modalidade de transporte e outra semana no VLT, e no final terão que responder qual é o melhor meio de transporte.

Diferente de outros, que somente defende os interesses das empresas de ônibus com o BRT, o presidente da comissão de obras e serviços públicos da câmara municipal de Várzea Grande, vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria lider da bancada do (PV) apresentará projeto de resolução criando a frente parlamentar em defesa da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pois ele entende que é assim é que se defendem os interesses dos mais necessitados.

“Pois comprar carro é fácil; difícil vai ser encontrar espaço para ele”. A frase é da revista Galileu, em reportagem sobre o caos no trânsito das cidades brasileiras. A cada dia, são 13 mil veículos que entram em circulação no país. Neste ritmo, afirmam pesquisas, em pouco tempo o trânsito das cidades brasileiras deve parar. E a responsabilidade por encontrar alternativas a esta realidade cabe às políticas de transporte público e mobildade urbana, o parlamentar resaltou que este é o momento para a retomada de uma política de mobilidade urbana em nossa cidade por novos modais de transporte, o novo passo em busca de um trânsito seguro e organizado. Vamos juntos lutar por este transporte econômico e eficiente para nossa Região Metropolitana”, diz o vereador.

O Vereador Toninho do Gloria defende na justificativa do projeto que a implantação do VLT, reconhecidamente superior ao BRT, é da mais alta relevância para o transporte público da Região Metropolitana essa é a vontade da população da baixada cuiabana, e que os lobistas defensores do BRT não a de vencer o que já esta sacramentada.

Toninho destaca que o BRT, nada mais é que um corredor de ônibus, isso representa uma solução técnica ultrapassada em todo o mundo, bem mais poluente que o VLT, muito menos confortável para os usuários e de vida útil muito inferior. “Até mesmo em nosso País e em outras capitais é o sistema do VLT que está sendo implantado. Está em questão a qualidade do serviço de transporte oferecido aos munícipes, mas também a qualidade da aplicação de dinheiro público”, alerta Toninho do Gloria.

Toninho fez um desafio aos defensores do BRT  o “Desafio Intermodal” é acompanhar a comunidade na onde tem implantdo BRT em trajeto onde será comparado o desempenho e a diferença das opções de transporte (VLT e BRT) ao percorrer um determinado trajeto.

Para o Vereador, a implantação do corredor de ônibus, em detrimento do VLT, tem ainda o potencial de não conseguir retirar das ruas a quantidade de veículos particulares que seria necessário para preservar mínimamente a viabilidade do trânsito em nosso Município, sendo esse um dos objetivos primordiais do sistema de transporte de massas


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