Estado supera fase de burocracia e prevê grandes obras em andamento em 2012


  
Da Redação
“A fase mais difícil já foi superada”. Com essa frase, o secretário da Secopa, Eder Moraes, define o ano de 2011. Com novos cronogramas e diversas tarefas que dão continuidade aos preparativos de Mato Grosso para a Copa, o Governo do Estado espera um ano de novos desafios e grandes obras que vão beneficiar direta ou indiretamente a população de todo o estado.
Em 2011, a Secopa desenvolveu entre obras, licitações e programas, diferentes ações referentes à Copa do Mundo de 2014 nos setores de infraestrutura, formação e qualificação de mão de obra, inclusão social de trabalhadores, fomento ao esporte, sustentabilidade ambiental e segurança, entre outros focos de atuação previstos nos 28 programas prioritários.
Em 2012 a conclusão das obras da Arena Pantanal, prevista para dezembro, deve trazer repercussão mundial para o estado. Em março ou abril, dependendo do andamento das licitações, será dada a ordem de serviço para o início da construção da grande trincheira da Miguel Sutil (nas rotatórias das avenidas Jurumirim e Dante de Oliveira), das trincheiras do Santa Rosa e Verdão, além do viaduto do Despraiado.
Outra ação que irá chamar a atenção é o inicio das obras de implantação dos corredores para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O edital de licitação deve ser lançado ainda em janeiro.
“Ninguém imagina o processo burocrático que enfrentamos para se chegar à execução de uma obra. Um trabalho que começa na elaboração dos projetos e passa pela inclusão nos orçamentos e pela obtenção dos recursos necessários. Nessas obras, por exemplo, estamos trabalhando desde 2009 para conseguir alcançar este ponto. Refizemos projetos, elaboramos outros e tudo isso demanda tempo”, comentou o governador Silval Barbosa acerca das obras de travessia urbana.
Grandes obras em 2012
Em 2012, Cuiabá será transformada em um grande canteiro de obras, as intervenções de desbloqueio, de mobilidade urbana e o início das obras do VLT tomarão conta da capital. A população de Cuiabá terá que ter muita paciência no momento em que as grandes obras começarem.
“São diversas ruas, avenidas e pontes que estarão sendo construídas, ampliadas ou duplicadas, além dos viadutos e trincheiras”, comentou o secretário. Um sacrifício que certamente será compensador, pois estas obras são esperadas há décadas e vão melhorar significativamente o trânsito e a qualidade do deslocamento da população.
O edital de licitação do VLT deve ser publicado na primeira quinzena de janeiro, com previsão de início das obras no primeiro quadrimestre de 2012. Serão aproximadamente 23 Km, ligando a região do CPA ao Aeroporto, e o bairro do Coxipó ao Centro de Cuiabá. Orçamento previsto: R$ 1,2 bilhão (empréstimo através da Caixa Econômica Federal e BNDES).  
Resumo 2011
Arena Pantanal – A obra fechou 2011 com 38% dos serviços concluídos, uma das mais avançadas do país, com previsão de entrega para dezembro de 2012. A construção segue em ritmo normal, segundo o cronograma, com avanço significativo na edificação da superestrutura. Arquibancadas oeste, leste e norte já estão sendo erguidas. Terraplanagem e drenagem praticamente concluídas.
Corredor Mário Andreazza - A duplicação da ponte Mário Andreazza está com 50% dos serviços concluídos. É a primeira grande intervenção de mobilidade urbana da Grande Cuiabá, iniciada em maio deste ano e prevista para ser entregue em maio do ano que vem. Com a duplicação, a nova ponte terá 228 metros, com 11 metros de largura e está sendo construída no modelo pré-moldado, ao custo total de R$ 11,5 milhões.
Em outubro foram iniciadas as obras de duplicação da rodovia Mário Andreazza, da Miguel Sutil até o Trevo do Lagarto, num total de 9,4 km, orçadas em R$ 22 milhões. O corredor Mário Andreazza é uma das mais importantes rotas de integração entre Cuiabá, Várzea Grande e a região Norte e Noroeste do Estado. É também uma via que facilita o acesso do Aeroporto Marechal Rondon à Arena Pantanal.
Travessia Urbana – As obras de Travessia Urbana serão realizadas com recursos do governo federal, na ordem de R$ 165,7 milhões. Serão construídos viadutos, trincheiras e elevados, entre outras intervenções viárias, ao longo das três rodovias federais (BRs 364/163/070), que em seus trechos urbanos compreendem as avenidas Fernando Correa, Miguel Sutil e FEB.
Nesta última semana de dezembro, a Secopa publicou os editais de licitação de três trincheiras (Jurumirim/Dante de Oliveira), Santa Rosa e Verdão e um viaduto (Despraiado).
Os editais para as demais obras a serem feitas com recursos do Dnit (viaduto na Orlando Chaves - acesso ao Cristo Rei; adequação da rotatória da Av. Miguel Sutil – Bairro Cidade Alta; adequação da rotatória da Av. Miguel Sutil – Bairro Coophamil e o Complexo Viário do Tijucal (trincheira /viaduto) devem ser lançados no início de janeiro.
Desbloqueio - A Secopa também realiza obras de desbloqueio para criar alternativas de trânsito durante a execução das grandes obras de mobilidade urbana, como o VLT. Estão em andamento a duplicação da avenida Vereador Juliano Costa Marques, o prolongamento da Av. Jurumirim e construção da ponte sobre o córrego Gumitá. Também já foi concluída a pavimentação da estrada do Ribeirão, na região do Ribeirão do Lipa.
Três outras obras estão licitadas e aguardam processo de desapropriação para emissão das ordens de serviço. A Secopa também já publicou edital para licitar uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, que interligará dois pontos importantes da cidade. Outras obras de desbloqueio serão lançadas nos próximos meses.
Estrada da Guarita - A Estrada da Guarita será duplicada em conformidade com o Plano de Mobilidade para Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, no trecho compreendido entre a avenida Ulisses Pompeo de Campos e Passagem da Conceição, totalizando 8,4 quilômetros.
A obra, em fase de licitação, também facilitará o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) de Várzea Grande, localizado na Barra do Pari. A distância entre o COT e a Arena Pantanal, palco dos jogos de 2014, será de 2,7 quilômetros. Dessa forma, será atendida também umas das exigências da Fifa, que fixa o tempo máximo de 20 minutos no deslocamento entre COTs e o estádio de futebol.
Câmaras Temáticas - Para concretizar os compromissos assumidos pelo Estado junto a Fifa, o Comitê Organizador Local (COL) e a Confederação Brasileira de Futebol, o governador Silval Barbosa decretou a criação de nove Câmaras Temáticas para promover as políticas e ações necessárias para o desenvolvimento Copa do Mundo de 2014.
Conforme o decreto 777/2011, de 19.11.11 foram instituídas as seguintes Câmaras: Transparência, Infraestrutura, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento do Turismo, Tecnologia da Informação, de Educação, Cultura, Esportes e Ação Social e a Câmara Temática Tributária.
Centro Oficial de Treinamento CPA - O COT-CPA será construído em uma área de cerca de 40 mil metros quadrados, atrás do Hospital do Câncer. Além da localização privilegiada, o centro de treinamento terá capacidade para 1.600 torcedores, salas de imprensa, camarote, vestiários, pista de caminhada e estacionamento com aproximadamente 300 vagas. Após a copa, as salas de imprensa e os camarotes serão transformados em salas de aula para capacitação dos bombeiros. O lançamento do edital está previsto para o início de 2012.
Segurança na Copa 2014 – A Secopa já iniciou a elaboração do Plano Master de Segurança para Copa do Mundo de 2014, que deve ser finalizado até julho de 2012. Entre as ações já definidas, estão a construção do prédio do Centro de Comando e Controle, Delegacias de Polícia de apoio ao Turista e Proteção as Marcas, 10° Batalhão de Polícia Militar, reforma do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Médico Legal (IML), entre outras medidas que serão necessárias. O foco é organizar a segurança da Copa com a integração e cooperação de todos os órgãos de segurança pública (estadual, municipal e federal), deixando uma legado para o estado no pós-copa.
Copa em Ação - É um programa do Governo do Estado que visa à qualificação e inserção da mão de obra no mercado de trabalho, na geração de emprego e renda, com incentivo ao empreendedorismo por meio do microcrédito. O objetivo do Governo do Mato Grosso é formar cerca de 10 mil profissionais. O investimento do projeto é de R$ 10 milhões de reais, com foco nas áreas de serviço, construção civil e turismo.
Copa Verde - Lançado em junho deste ano, o programa “Copa Verde” irá compensar a neutralização de gases poluentes emitidos na construção da Arena Pantanal. Nos próximos três anos serão repassados R$ 3,5 milhões para o projeto, dos quais R$ 710 mil serão destinados em forma de pagamentos por serviços ambientais aos ribeirinhos dos municípios ao longo das margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço, que são formadores do Pantanal.
Em parceria com o Instituto Ação Verde, serão recuperados cerca de mil hectares de áreas de preservação permanentes (APPs) com o plantio de 1,4 milhão de árvores. Já foram plantadas 171.504 mudas em propriedades localizadas no município de Santo Antonio de Leverger. Em média, cada árvore plantada sequestra 138 quilos de carbono durante o período de 30 anos. Estima-se que a obra do novo Verdão emitirá 711 mil toneladas de carbono equivalente.
Aeroporto Marechal Rondon – Em 30.11 foi entregue o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros do Aeroporto Marechal Rondon, que é a primeira etapa da ampliação do aeroporto visando à copa do Mundo de 2014. Até 2013, todo o aeroporto passará por reforma e ampliação, o que deve elevar a capacidade de passageiros para 5,7 milhões ao ano, obra que deverá custar R$ 87,5 milhões.
Trilogia do Pantanal – Anunciado em setembro deste ano, o projeto “Trilogia do Pantanal” divulgará a maior planície alagável do mundo em mais de 160 países por meio de um documentário que será exibido em três episódios (Terra, Água e Ar) pelo canal National Geographics. A previsão é que a trilogia seja exibida a partir do segundo semestre de 2012, atraindo a atenção de turistas nos quatro cantos do planeta. As filmagens se estenderão até abril de 2012.
Rede Hoteleira – O setor hoteleiro deve crescer 30% até a Copa de 2014. Estão previstas a construção e a ampliação de catorze novos hotéis, o que significa a construção de mais 1.410 apartamentos e 3.644 leitos, totalizando investimentos em torno de R$ 250 milhões. Até 2014 os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Jaciara, Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Santo Antonio do Leverger e Barão de Melgaço terão 240 locais receptivos de turistas, entre chalés, hotéis e pousadas, 8.962 apartamentos e 22.084 leitos aptos a receber delegações, turistas, visitantes.
Rodovia Cuiabá – Chapada dos Guimarães – A duplicação do primeiro trecho da Rodovia Emamuel, que liga Cuiabá a Chapada, já foi concluído pela Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana. A cidade de Chapada fica a 60 km da capital e é um importante ponto turístico de Mato Grosso.
Rodovia Cuiabá – Santo Antônio de Leverger – A duplicação da Rodovia Palmiro Paes de Barros, que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger, está em andamento e será importante para facilitar o acesso ao município, muito visitado por quem gosta de uma boa pescaria no Rio Cuiabá.

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