"PESQUISAS COMPRADAS" Ibope nega erro em resultado que apontou Mendes em 2º


Segundo instituto, havia contingente de 17% indecisos e cenário estava volátil

Thiago Bergamasco/MidiaNews
Clique para ampliar 
O candidato Mauro Mendes, durante votação: "indústria de pesquisas compradas"
DA REDAÇÃO
O insituto Ibope Inteligência se posicionou, nesta segunda-feira (8), em relação à pesquisa divulgada no último sábado, pela TV Centro América, sobre o cenário eleitoral em Cuiabá, e o resultado do primeiro turno.

O estudo mostrou que Lúdio Cabral (PT) aparecia em primeiro lugar, com 43% das intenções de voto, seguido por Mauro Mendes (PSB),  com 36% das intenções. Em relação aos votos válidos, o petista tinha 48%, contra 42% do adversário (veja o resultado AQUI).

"Podem comprar pesquisas... Falaram que o Lúdio estava 10 pontos na minha frente, para enganar o eleitor"
O candidato Mendes (PSB) afirmou ontem, logo após saber do resultado que o colocava no segundo turno, que existe uma "indústria de pesquisas compradas”, que o colocou atrás do petista. “Podem comprar pesquisas... Falaram que o Lúdio estava 10 pontos na minha frente, para enganar o eleitor", disse.

Questionado se ele estava se referindo ao Ibope e ao Vox Populi, os dois mais tradicionais institutos do país, cujas pesquisas o colocaram atrás de Lúdio, ele não quis responder. "Eu só sei que as pesquisas estavam erradas".

Aproximação


Em nota à reportagem, o Ibope afirmou que "apontou corretamente a evolução da campanha em Cuiabá, indicando inclusive a aproximação entre os dois candidatos Lúdio e Mauro Mendes".

"Essa movimentação culminou com a indicação de que estes dois candidatos estavam em empate técnico e disputariam o segundo turno. Vale ressaltar que eleições municipais são mais dinâmicas, a volatilidade dos votos é maior e, por esse motivo, é comum ocorrerem mudanças de forma brusca e rápida. Como o Ibope não realizou pesquisa de boca de urna em Cuiabá, não foi possível captar a recuperação de Mauro Mendes no final da campanha", afirmou .

O instituto também ressaltou o fato de haver, nas vésperas do primeiro turno, um contingente considerável de indecisos em Cuiabá.

"É importante destacar que a pesquisa realizada na véspera da eleição mostrava que 17% dos eleitores da cidade não citavam nenhum candidato na pergunta espontânea de intenção de voto, o que demonstra a volatilidade das eleições municipais", disse a nota.
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=263&cid=136538
A nota afirmou, ainda, que no balanço geral, entre os dias 05 e 07 de outubro, o Ibope Inteligência divulgou mais de 400 estimativas de intenção de voto para prefeitos em 52 municípios, o que resultou em 95% de acerto nas previsões das intenções de voto no primeiro turno.