Mendes vai criar 2 pastas; secretariado sairá em dezembro


Prefeito eleito afirma que não "loteou" cargos no Alencastro com a base aliada

Thiago Bergamasco/MidiaNews
Clique para ampliar 
Prefeito eleito Mauro Mendes: duas novas pastas e anúncio do secretariado em dezembro
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), anunciou, nesta segunda-feira (29), que criará duas secretarias assim que assumir o comando do município. São elas: Secretaria Estratégica de Projetos e Secretaria de Apoio à Segurança Pública.

“A pasta de projetos vai concentrar a elaboração de projetos e a busca de recursos. É essa equipe que vai verificar todos os convênios que podem ser feitos e onde podemos obter mais recursos para investir em Cuiabá”, explicou Mendes, durante entrevista coletiva.

Quanto à pasta de Apoio à Segurança Pública, a intenção é que ela sirva para criar políticas públicas no setor, articular e cobrar mais ações por parte do Governo do Estado, que tem o dever constitucional de prestar segurança à população.


Mendes disse que não tem nenhum planejamento quanto à extinção ou fusão de secretarias. “É prematuro falar sobre isso. Preciso do diagnóstico da situação financeira da Prefeitura, antes de pensar na possibilidade de enxugamento”, disse.

“Mas, certamente, será necessário cortar gastos. Vamos rever contratos, por exemplo, para que tenhamos mais dinheiro em caixa, para permitir um investimento maior no município. A prioridade é o serviço na ponta, para o cidadão”, completou.

Sem “porteira fechada”

Mauro Mendes prometeu anunciar a composição do secretariado no dia 20 de dezembro. “Até lá, vamos dialogar com os partidos aliados. Nunca houve conversa sobre isso. Começaremos hoje”, disse, negando que tenha havido loteamento de cargos entre sua base aliada.

"Nunca fizemos promessas de cargos e secretarias. Mas, hoje, dificilmente, eu conseguiria indicar sozinho todo o secretariado"
“Nunca fizemos promessas de cargos e secretarias. Mas, hoje, dificilmente, eu conseguiria indicar sozinho todo o secretariado. Sou de opinião que quem ajuda a eleger ajuda a governar. E, com certeza, existem pessoas com perfil técnico entre os partidos aliados”, observou.

Mendes defendeu que a competência técnica pode ser combinada a um perfil político. “Eu sou político, mas sou engenheiro e tenho qualificação técnica. Existem também outros elementos: liderança, relacionamento interpessoal. É preciso que o ocupante do cargo esteja à altura do desafio da sua pasta”, disse. 

"E eu sou muito bom para cobrar resultados. Vou divulgar metas para serem cumpridas pela prefeitura e pelas pastas e quem não cumprir terá que prestar contas a mim e à sociedade. Se não der resultados, nem eu nem a sociedade seremos penalizados”, afirmou.

Ele garantiu, ainda, que na distribuição dos cargos, não haverá a famosa ‘porteira fechada’, ou seja, entregar a secretaria a um partido ou grupo político, que indicaria todos os cargos de chefia da pasta.

“Não vai ter ‘porteira fechada’, pois isso contraria os bons princípios da administração pública”, afirmou.

O futuro prefeito disse, ainda, que buscará privilegiar o servidor municipal na distribuição de cargos.

“Vou buscar na prefeitura gente que possa ser alçada à condição de secretário ou subsecretário”, completou.
Portal Todos Contra a Pedofilia MT, solidário ao Mauro Mendes e sua esposa Virginia Mendes, como Deus é bom e justo
A verdade venceu a mentira. Deus é Justo.