Maria Antonieta é reeleita prefeita de Guarujá, em São Paulo


G1
 A candidata do Maria Antonieta, do PMDB, foi reeleita, neste domingo (28) a prefeita de Guarujá, litoral de São Paulo. Ela venceu o candidato Farid Madi, do PDT, no segundo turno das eleições.

Maria Antonieta foi eleita com xx,xx votos válidos. Farid conquistou xx, xx votos dos eleitores de Guarujá.
Ela foi a 1ª mulher a ocupar o Executivo da Cidade e o 28° prefeito da história do Município. Ela é profissional da área química, professora e política brasileira filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
A vida política de Maria Antonieta de Brito começou, oficialmente, aos 16 anos, quando se filiou ao recém-criado Partido dos Trabalhadores (PT). Atuou em defesa da educação no movimento estudantil guarujaense e liderou o movimento em defesa da Poli-USP, em Cubatão. Maria Antonieta foi vereadora em Guarujá entre os anos de 2001 e 2004. Ela era candidata a vice-prefeita do município na chapa de Nelson Fernandes, quando Madi se elegeu prefeito. A candidata se filiou ao PMDB e em 2008 conquistou a vitória sobre o atual adversário, ainda no primeiro turno, com pouco mais de 52% dos votos.

No primeiro turno das eleições deste ano, segundo a Justiça Eleitoral, Antonieta, recebeu 49,65% dos votos válidos (84.997), enquanto Farid Madi, obteve 35,34% (60.499).

As principais propostas da prefeita reeleita são: ampliar o Programa de Saúda da Família, implantas novas UPAs, construir CAEC Perequê, CAEC Santo Antônio e CAEC Santos Cruz dos Navegantes, construir o 21ª Batalhão da Polícia Militar na Enseada e ampliar o efetivo da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil.

Para a área de Assistência Social ela disse que irá construir o Centro de Convivência e Creche do Idoso, reformar e ampliar os Creas e melhorar o atendimento a vítimas de violação de direitos.. Já para área de Educação ela irá construir 3 Caecs, trazer unidade do Sest/Senat, ampliar a rede de educação profissional e fortalecer as escolas 1° de Maio e ETEC. Ela também disse que irá ampliar o programa de iluminação pública dos bairros e praias, reforçando o número de braços de luz nos postes.

Em relação ao problemas relacionados ao lixo, ela disse que é entende que é necessário ampliar a coleta seletiva e as campanhas e palestras em escolas da rede municipal e associações de bairros.

Ela disse que irá redirecionar o modelo econômico da Cidade integrando suas potenciais oportunidades produtivas à melhoria da qualidade de vida. No plano diretor, ela disse que irá revisar o PD do município, para preparar a Cidade aos desafios com a exploração do petróleo na camada Pré-sal.

Em relação ao saneamento da cidade, ela propôs a ampliação o programa de Drenagem dos bairros da Cidade. Na área da saúde, ela tem a intenção de continuar a ampliar o programa de saúde da família, implantar novas UPAS e construir o centro de reabilitação de Guarujá.

Para Guarujá ter mais segurança, ela disseque irá construir um novo Batalhão da PM, ampliar o número de Guardas e melhorar a iluminação dos bairros. Ela também falou que irá garantir melhores condições de mobilidade urbana e assegurar maior controle , fiscalização e sinalização do trânsito e do transporte público.