Lúdio ultrapassa Mauro Mendes e já está na liderança segundo o "Gazeta Dados"

Jonas Jozino
Da Redação



Continua cada vez mais acirrada a disputa pela prefeitura de Cuiabá e tudo leve a crer que haverá segundo turno no maior colégio eleitoral de Mato Grosso. A novidade é que todas as pesquisas divulgadas nos últimos dias mostra a virada do candidato do PT/PMDB Lúdio Cabral, que assumiu a liderança na corrida eleitoral, deixando o empresário Mauro Mendes na segunda posição.
 
Faltando apenas seis dias para o pleito eleitoral, o Instituto Gazeta Dados mostra a tendência que vem sendo demonstrada nas pesquisas realizadas durante toda a semana por outros institutos. O petista Lúdio Cabral, com o apoio do PMDB, já está na primeira posição. Nesta quinta avaliação, Lúdio aparece com 40% das intenções de votos. Seu principal concorrente, o empresário Mauro Mendes (PSB), que até então liderada a corrida eleitoral caiu para a segunda posição com 39%. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% para mais ou para menos.
 
A pesquisa realizada ontem com 800 eleitores em 226 bairros, sob o método Survey e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00488/2012 mostra que a tendência será a realização de um segundo turno na Capital Mato-grossense. É que na contagem dos votos válidos, Lúdio Cabralo tem 45% dos votos enquanto Mauro está com 44%. Para vencer no primeiro turno o candidato terá de ter 50% dos votos válidos mais um.
 
Se Lúdio Cabral e Mauro Mendes disputam voto a voto a preferência do eleitorado cuiabano, o mesmo não acontece com seus adversários. Na pesquisa Estimulada, Guilherme Maluf continua na terceira posição, mas sofrendo ameaça. Ele está agora com 5% enquanto que o Procurador Mauro se mantém com 3%, Carlos Brito (PSD), a grande decepção neste pleito se sustenta com 2 e Adolfo Grassi sem pontuação.
 
O Instituto Gazeta Dados também fez uma pesquisa de votos espontânea. E mais uma vez Lúdio Cabral aparece, na frente de seus concorrentes. Neste método de pesquisa onde o eleitor fala em quem vai votar sem ter os nomes dos concorrentes, Lúdio está com 38%, Mauro Mendes logo atrás com 37%, Maluf ficou com 5%, Brito e Procurador Mauro com 2% e Grassi não pontuou.
 
A pesquisa mostra ainda que chegando o dia da votação, próximo domingo, o número de indecisos cai gradativamente. No começo de agosto, antes do início da propaganda eleitoral gratuita, somavam 19% do total, um mês depois, aumentou
para 21% e vem diminuindo desde então, chegando a 8%. O percentual ainda é suficiente para os primeiros colocados tentarem emplacar a vitória no 1º turno. Votos brancos e nulos são 3%.