Lucimar segue na liderança em VG, aponta pesquisa


A Gazeta
Foto: ReproduçãoLucimar segue na liderança em VG, aponta pesquisa
A candidata do Democrata à Prefeitura de Várzea Grande, Lucimar Campos, venceria a disputa no segundo maior colégio eleitoral do Estado se o pleito fosse realizado hoje, assegurando 35% das intenções de voto, conforme resultado da 4ª rodada de pesquisas do Instituto Gazeta Dados.

A sondagem na modalidade estimulada, feita nos dias 28 e 29 de setembro, mostra vantagem de 7 pontos percentuais de Lucimar sobre o segundo colocado, deputado estadual Walace Guimarães (PMDB), que somou 28%. Em seguida, surge o atual prefeito do município, Tião da Zaeli (PSD), com 22%. Os demais, Milton Dantas, Miltão (Psol) e Edson Ribeiro (PPL) empatam com 1% cada. O número de indecisos caiu de 14% para 10% em comparação com a pesquisa dos dias 22 e 23 de setembro, mas ainda assim representa patamar expressivo e com potencial de influenciar diretamente no resultado das urnas no próximo domingo (7).


Brancos e nulos são 3%. A pesquisa estimulada é aquela em que o eleitor, ao ser questionado, toma conhecimento das opções possíveis para a escolha. Na rodada anterior, a esposa do senador Jaime Campos (DEM) obteve 34% das intenções de voto contra 26% de Walace Guimarães e 20% de Tião da Zaeli. O resultado da nova pesquisa, portanto, denota ligeira recuperação de Lucimar, cuja queda chegava a 7 pontos desde a primeira pesquisa, publicada no dia 4 de agosto. No período de um mês, o candidato peemedebista galgou crescimento de 10%, pois atraía apenas 18% do eleitorado no início de setembro. Em menor proporção teve Tião da Zaeli, também dentro do mesmo espaço de tempo.

Voto espontâneo

Os números do Gazeta Dados também reafirmam a vitória de Lucimar quando o voto é espontâneo. Nessa modalidade, a democrata obtém 33% das manifestações favoráveis dos eleitores de Várzea Grande, 7 pontos percentuais à frente de Walace (26%) e 12 pontos de vantagem sobre Tião da Zaeli (21%). Os demais postulantes empatam em 1%. A parcela dos indecisos é de 15% e brancos ou nulos, 3%.

Rejeição

Curiosamente, a candidata do DEM, que desponta como a favorita para vencer as eleições no próximo domingo, tem o nome mais lembrado quando o eleitor é questionado a apontar em quem não votaria. Diferente das sondagens anteriores, Lucimar surge em primeira na lista, com 27% das manifestações, superando em 1 ponto o índice atribuído a Tião da Zaeli, cuja avaliação negativa recuou 2%.

Entre os 3 principais concorrentes ao comando do município, Walace Guimarães tem o menor índice de rejeição: 14%. Mas o peemedebista apresentou o maior crescimento neste quesito, uma vez que tinha 12% na rodada anterior.

Milton Dantas é rejeitado por 4% dos pesquisados e Edson Ribeiro por 1%. Uma amostra significativa dos eleitores, 24%, estão indecisos, enquanto que 4% não indicaram rejeitados.

Faixa etária

De acordo com levantamento do Instituto Gazeta Dados, Lucimar Campos recebe o maior percentual de apoio dos eleitores que se encaixam na faixa entre 25 e 34 anos de idade (40%). Já Walace Guimarães tem os melhores desempenhos entre os mais jovens (16 a 24) e nas pessoas com mais de 45 anos de idade, obtendo 29% das intenções em ambas as faixas. Tião da Zaeli também ganha maior receptividade nos eleitores mais jovens (28%). Ademocrata
consegue ainda ligeira vantagem, dentro do cenário de eleitores favoráveis, entre pessoas com renda familiar de 1 a 5 salários mínimos (35%).

Os eleitores foram divididos em 52% de mulheres e 48% de homens, sendo que na faixa etária entre 16 e 24 anos está a menor porção deles, representada por 18% enquanto a maioria, 35%, já passou dos 45 anos. Em relação ao grau de instrução, os entrevistados que alcançaram o ensino superior foram 12% e 7% são analfabetos. Entre a totalidade, 76% vivem com renda familiar de, no máximo, 5 salários mínimos por mês. Com a maioria da população pesquisada empregada, 36% trabalham em empresas privadas, 25% por conta própria e 7% são servidores públicos.

Vereadores

Adisputa pelas 21 cadeiras da Câmara Municipal de Várzea Grande segue acirrada. O eleitores lembraram espontaneamente de 105 candidatos entre os 367 registrados no pleito. Apesquisa ainda revela uma grande quantidade de indecisos: 34,4%. Alista está mais ‘pulverizada’ e tem agora a liderança dividida pelo candidato à reeleição Chico Curvo, mencionado por 2,5% das pessoas ouvidas, assim como Janio Calistro.

Dr. Marcos Boro, Carlos Alberto Pantaleão e Sardinha surgem logo atrás e no mesmo patamar, com 2,2% e 2%. Na sequência, Dr. Waldir, que estava em segundo lugar nas intenções com 2,4% na pesquisa dos dias 22 e 23 de setembro, ficou agora com 1,7%, juntamente com Joãzito, Nilo Campos e Gisa Barros. Outros 3 candidatos estão com 1,5% , 11 com 1%, mais 11 com 0,7% e 19 com 0,5%.

Uma novidade em relação à sondagem anterior é que todos os postulantes apresentam 0,2% ou mais de intenções de voto.

Como foi feita a pesquisa

Através do método Survey, que consiste na aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público, foram ouvidas 400 pessoas em 5 regiões do município: Leste - Cristo Rei, Norte -Gloria/Pari, Oeste - Santa Isabel/Formigueiro, Sul - Costa Verde/Pai André e Central. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sob o número 00492/2012, a pesquisa definiu em 4,5% a maior ou a menor a margem de erro.