Encomendada pelo Diário, pesquisa teve a participação de 800 entrevistados e conta com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos
Da Redação
Ao contrário do que detectou o Ibope, a nova pesquisa Vox Populi, encomendada pelo Diário, aponta vantagem numérica do vereador Lúdio Cabral (PT) sobre o empresário Mauro Mendes (PSB) no segundo turno da disputa pela prefeitura de Cuiabá.
A uma semana da eleição, o candidato petista aparece com 52% das intenções de votos válidos na modalidade estimulada, contra 48% do candidato do PSB.
Para se chegar ao número de votos válidos, é desconsiderado o percentual de pessoas que dizem votar em branco ou nulo e os indecisos. A Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos na hora de homologar o resultado das eleições.
A pesquisa estimulada é aquela em que o eleitor é apresentado a um cartão com os nomes dos postulantes. A margem de erro deste novo levantamento é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 (quarta) e 18 de outubro (quinta-feira) ouvindo 800 pessoas em dezenas de bairros da Capital.
Quando são levados em conta os votos totais – que consideram todas as respostas -, Lúdio Cabral tem 47% contra 43% de Mauro. Três por cento disseram que votariam nulo ou branco. Outros 7% não souberam ou não responderam.
Números divulgados pelo Ibope na noite de sexta-feira mostravam Mauro Mendes com 53% dos votos válidos contra 47% do petista.
Apesar da aparente distorção numérica entre Ibope e Vox Populi, se for levada em conta a margem de erro – 4 pontos percentuais no caso do primeiro instituto e 3,5 no caso do segundo –, os dois têm resultados convergentes.
No limite da margem de erro - para mais ou para menos -, no caso do Ibope, Mauro Mendes poderia ter entre 49% e 57%. Da mesma forma, Lúdio poderia ter entre 43% e 51%. No caso do Vox Populi – cuja margem é de 3,5 pontos -, Lúdio poderia ter entre 48,5% e 55,5%, enquanto Mauro estaria entre 44,5% e 51,5%.
Os entrevistadores do Vox Populi também perguntaram aos eleitores sobre a expectativa de vitória, independentemente de quem eles vão votar. Para 47% dos eleitores, o vitorioso desta eleição será Lúdio Cabral. Outros 43% apostam em Mauro. Dez por cento não souberam ou não responderam à pergunta.
A pesquisa ainda avaliou o peso dos apoios na decisão de se optar por um ou outro candidato. Vinte e nove por cento das pessoas ouvidas disseram que votariam com certeza em um candidato apoiado pelo ex-presidente Lula. Se o pedido de voto viesse da presidente Dilma Rousseff, 27% votariam com certeza. Se viesse do governador Silval Barbosa, o percentual seria de 19%.
Mas os maiores percentuais são dos eleitores para quem o voto não tem relação com o apoio. Quarenta por cento não levariam em conta o apoio de Dilma na hora do voto, enquanto 45% não levariam o de Silval e 39%, o de Lula.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00687/2012. http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=419635
Lúdio possui 52% enquanto Mauro, 48%
outubro 20, 2012





