Redação 24 Horas News
“Minha avó fuma, vou conversar com ela sobre tudo o que eu vi”, disse a estudante Eduarda Ramos Moya, 9 anos, aluna do 4º ano da Escola Estadual Paciano Torres. A menina esteve com a turma da sala de aula visitando nessa quarta-feira (17.10) as instalações do Pulmão Inflável, usado como reforço na campanha “MT Sem Fumaça” estará exposto no pátio da Universidade Federal de Mato Grosso até domingo (21.10).
O espaço recebe a cada meia hora uma escola com cerca de 60 estudantes. Guiados pela professora e sob orientações de profissionais da secretarias de Estado de Educação (Seduc), do Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES), Corpo de Bombeiros, circulam por dentro do Pulmão, recebendo orientações sobre os perigos da fumaça. “Estamos com instrutores de libras, relatando todo o trabalho para os visitantes surdos, simultaneamente”, relata a gerente de Educação Ambiental da Seduc, Giselly Gomes.
A visita começa com a observação de uma boneca tragando um cigarro. A partir daí, o passeio por dentro do órgão apresenta os dois lados do pulmão humano, com três cavidades a esquerda e uma a direita. Nesses espaços foram montados quatro ambientes, onde os estudantes assistem a um vídeo sobre o funcionamento de um pulmão de verdade, conhecem originais do pulmão humano em três situações; sadio, de fumante e um de vítima de câncer.
No ambiente anexo, uma exposição de um fogão a lenha. O equipamento apresentado usa técnicas ecológicas e essa diferença foi o que mais despertou a atenção dos estudantes menores. Vanessa Silva Novas e o colega Willynkn Heitor de Lima Sousa, ambos de 9 anos e também estudantes da Paciano Torres, destacaram o fogão a lenha como o mais interessante. “Se puxa uma gavetinha pode jogar fora as cinzas da lenha. Tem uma tampa para fechar a boca do fogão e não deixar a fumaça sair”,revela Heitor, destacando os pontos que mais lhe chamaram a atenção.
Em um terceiro ambiente, um técnico do Meio Ambiente informa o ranking das queimadas no País. O acesso à Internet possibilita que os visitantes conheçam em tempo real o lugar que o Estado ocupa.
No lado direito do pulmão, na única cavidade existente, foi montado um miniauditório em que os visitantes assistem a um vídeo sobre os riscos da fumaça e recebem instruções de um especialista na área.
Na saída, duas tendas montadas orientam os participantes sobre os procedimentos e ações do Corpo de Bombeiros nas queimadas, e mais, se divertem com jogos interativos e educativos. O Pulmão Inflável é uma promoção do Ministério Público Estadual em parceria com o Governo do Estado, Sociedade Mato-grossense de Pneumologia e Tisiologia, e Tribunal de Justiça de Mato Grosso.





