Alunos de Juína realizam projeto sobre reutilização dos resíduos orgânicos


A falta de costume da coleta seletiva de lixo é realidade para 62% da população do município de Juina (700 km de Cuiabá). O índice foi retirado da pesquisa dos alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Doutor Artur Antunes Maciel. O dado integra o projeto “Utilização e Reutilização dos Resíduos Orgânicos e Inorgânicos do Município de Juína”, que traçou um panorama junto a cem famílias à realidade sobre a situação do lixo em bairros como São José Operário, Palmitaria, e Padre Duílio.


Diante dos resultados da pesquisa, os estudantes buscaram alternativas e propuseram a criação de um sistema de confecção de defensivos agrícolas e fertilizantes, empregando unicamente resíduos encontrados na natureza, como folhagens e frutas.
“Na casa onde moro, temos um terreno grande e há muitas folhas caídas. Na escola, percebemos que havia a necessidade de fundamentarmos o material com uma pesquisa e desenvolvemos ações”, explica o aluno João Lucas Hilton Batista da Costa, 16 anos. Ainda seguindo a proposta, os estudantes também apresentaram para a comunidade, alternativas de reutilização de garrafas plásticas e canos de PVC comumente encontrados em entulhos de construção.
Para a estudante e pesquisadora Alessandra Alves Cardoso, a população precisa se mobilizar mais, pois os benefícios são para todos.“A pesquisa mostrou que 89% da população ouvida tem conhecimento de um projeto de coleta seletiva desenvolvida pelas freiras caritas, mas ainda assim insistem em manter hábitos incorretos”.
O próximo passo do projeto será a adequação do espaço escolar a proposta defendida. “Nós já temos um projeto quanto à reciclagem das latas e nosso próximo passo será viabilizar a instalação de uma horta pedagógica, de coleta seletiva e a reutilização dos resíduos”, explicou Alessandra.
O trabalho de pesquisa foi um dos vitoriosos em uma apresentação municipal e participa em Cuiabá da VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá até o dia 18 de outubro.
Secom/MT