“Administrar empresa é muito mais fácil que ser prefeito”, diz Lula em comício pró-Lúdio


O comício reuniu mais de 20 mil pessoas na Praça Bandeirantes

Em comício de apoio à candidatura do petista Lúdio Cabral na noite desta quarta (24), o ex-presidente, Luis Inácio Lula da Silva, alfinetou o adversário de seu companheiro de sigla, Mauro Mendes (PSB) ao afirmar que administrar uma empresa é muito mais fácil do que ser prefeito. “Governar uma empresa é mais fácil, você não tem Câmara de Vereadores, não tem jornalista todo dia na porta, nem Tribunal de Contas e Ministério Público e quando você não está contente com alguém, manda embora. Na Prefeitura, você tem uma Câmara, o povo te cobrando, o Ministério Público, Tribunal de Contas, tem que obedecer às instituições e aí precisa ter sabedoria política”, diz Lula.

O comício, que reuniu mais de 20 mil pessoas na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, foi avaliado por Lúdio como o gás necessário à reta final da campanha. Em um discurso emocionado, o ex-presidente ressaltou as qualidades de Lúdio, ressaltando o fato do candidato já ter, como vereador, o costume e o tato para lidar com o povo, ser humilde e determinado.

O ex-presidente ressaltou o sentido do alinhamento político, garantindo que os recursos federais serão direcionados a Cuiabá e opinou que existe uma diferença entre governar e cuidar do povo, algo que “não se aprende na universidade, mas sim no berço”. Lula lembrou Lúdio da importância de privilegiar os mais carentes na hora de pensar políticas públicas - como uma mãe que “dá um chamego maior” aos filhos que precisam mais - embora deva governar para todas as classes sociais. E afirmou que o respeito que sempre teve às pessoas foi responsável pelo índice de 90% de aprovação que alcançou junto à população ao final de 8 anos de mandato, nos quais 28 milhões de pessoas deixaram a linha da miséria, 17 milhões de empregos foram gerados e mais de um milhão de alunos inclusos no Pró Uni. Para finalizar, pediu a vitória de Lúdio como presente para seu aniversário, que comemora no próximo sábado (27). 

Lúdio ressaltou ser uma honra e uma felicidade receber Lula, chamando-o a receber o abraço da cidade e Cuiabá a abraçar o Brasil, numa referência às oportunidades de desenvolvimento que a cidade terá, oferecidas pelo Governo Federal. “Cuiabá perdeu muitas oportunidades nos últimos anos, é hora de Cuiabá abraçar o Brasil e as muitas oportunidades que estão à disposição do nosso povo. Queremos levar o sorriso, a felicidade e o amor a cada canto desta cidade daqui até domingo, para nós alcançarmos a vitória da verdade, da esperança e dos sonhos realizados com muito trabalho, com muito esforço, a vitória das bênçãos de Deus a cada um de nós”.

Cerca de 80 autoridades ocuparam o palco ao lado de Lula, entre elas o governador Silval Barbosa, que destacou a importância histórica de se ter prefeitura, governo do Estado e Governo Federal trabalhando juntos e fez uma analogia entre o perfil de Lula e Lúdio. “No passado, todos diziam que o Lula não tinha condições de administrar o Brasil e vocês viram a resposta. Aquele homem simples fez a diferença do Brasil. Se nós apoiamos o Lúdio não é somente pelo que ele já fez em defesa desta cidade, mas pela sua capacidade, humildade, determinação de fazer uma gestão diferente, onde quem ganha é o povo”. E alfinetou Mauro quanto à compra de votos. “O Lúdio é um homem simples, não tem dinheiro para fazer o que o adversário está fazendo, por isso nós precisamos de vocês, vamos votar 13”, disse, dirigindo-se ao público.

Conselhos

Conhecido pelas analogias, histórias e metáforas populares que utiliza ao falar com o povo, o ex-presidente deu, de forma descontraída, alguns conselhos a Lúdio, entre eles o cuidado que deverá ter com seu secretariado, nomeando pessoas que tenham humildade e que não sejam bajuladoras. Outra dica é não fugir da discussão dos problemas da cidade com a população no “olho a olho”. Ele opinou que com o apoio do governador Silval Barbosa, Lúdio poderá ser o melhor prefeito que Cuiabá já teve.
Em outra analogia, o ex-presidente contou como sua mãe, uma analfabeta, geria o dinheiro de casa, citando-a como exemplo de boa administradora. “Eu cresci abestalhado de ver como minha mãe, uma analfabeta, conseguia pegar o dinheiro de 8 filhos e não deixar faltar comida, por mais simples que fosse. Não tem nada mais socialista do que uma mãe, na hora que ela põe comida na mesa, se tiver um pedacinho de carne é um para cada um”, contou ele, solicitando a Lúdio que, se eleito, aja da mesma forma, ou seja, trate a todos com igualdade.


Beijo

Durante o comício, o episódio polêmico do beijo trocado entre Lúdio e sua esposa, a psicóloga Ana Regina durante debate realizado pela TV Record na última segunda (22) veio à tona assim que o candidato começou a discursar e, aos gritos de “Beija, bejia!”, ele trocou um beijo com sua esposa e convidou a todos os casais presentes a fazerem o mesmo. O próprio Lula brincou com o tema, ao beijar na testa o militante Vicente Monge, que apresentava o evento, e comentar, mais tarde, que não acreditava em um candidato que não tivesse coragem de beijar a mulher em público.

Lula lembrou que a presidenta Dilma foi a responsável pela sua vinda a Cuiabá, tendo feito o pedido pessoalmente depois da vinda do ministro Gilberto de Carvalho a Cuiabá.

O ex-presidente alertou os militantes a evitar o clima de ‘já ganhou’ mesmo diante das chances reais de vitória e conclamou-os a ir para a rua pedir voto.