A nova pesquisa KGM sobre a eleição em Cuiabá, publicada pelo Diário hoje, traz informações interessantes sobre para onde pendem agora os eleitores que votaram nos candidatos derrotados do primeiro turno.

Vetos 

Ao contrário de parlamentares do Estado, o senador Cidinho Santos (PR/MT) viu pontos positivos nos vetos da presidente Dilma Rousseff e artigos do Novo Código Florestal. 

Vetos 2 

“Quero observar que os nove vetos (...) são bastante equilibrados, na medida em que não acarretarão grandes perdas nem para ruralistas e nem para ambientalistas”, afirmou o senador. 

Migração 

A nova pesquisa KGM sobre a eleição em Cuiabá, publicada pelo Diário hoje, traz informações interessantes sobre para onde pendem agora os eleitores que votaram nos candidatos derrotados do primeiro turno. 

Migração 2 

Conforme a pesquisa, 76,2% dos que declaram ter votado em Carlos Brito (PSD) no primeiro turno responderam que, agora, votarão em Mauro Mendes (PSB). Em Lúdio, são 23,8%. 

Migração 3 

Já os eleitores de Procurador Mauro (Psol) também preferiram Mauro Mendes, numa proporção de 57,1% contra 42,9%. Os de Guilherme Maluf (PSDB) e Adolfo Grassi (PPL) se dividiram igualmente entre os dois candidatos. 

Migração 4 

É curioso notar que uma pequena parcela de eleitores de Lúdio e Mauro no primeiro turno agora resolveu mudar de lado. Seis por cento dos eleitores de Mauro no primeiro turno agora querem Lúdio. E 9,8% dos que optaram por Lúdio agora preferem Mauro. 

Mensalão 

Um famoso site de humor fez uma piada com as várias “aliviadas” que o ministro do STF, Ricardo Lewandowski, realizou no julgamento do Mensalão. 

Mensalão 2 

Na piada, o site coloca: “Lewandowski inocenta Judas, Hitler e Bin Laden e causa desconforto com o Itamaraty”. Pensando bem, faz sentido. 

VLT 

A Assembleia Legislativa irá chamar, após o segundo turno em Cuiabá, o ex-assessor da Vice-governadoria, Rowles Magalhães, a dar explicações sobre as denúncias envolvendo o VLT. O convite para as explicações partiu do próprio Rowles que, ao site UOL, teria denunciado supostos pagamentos de propina para que o VLT fosse escolhido em detrimento do BRT. 

Coordenadores 

Vez ou outra os coordenadores das campanhas petista e socialista trocam farpas na tribuna da Assembleia Legislativa. Tanto Emanuel Pinheiro (Mauro) quanto Alexandre César (Lúdio) são deputados estaduais. 

Atraso 

O atraso no voo do ex-presidente Lula – de Salvador a Cuiabá – deixou correligionários, simpatizantes e imprensa “p...” da vida. O calor da tarde cuiabana é difícil de aguentar. 

Incêndio 

Faltando pouco mais de dois meses para a sua posse, o prefeito eleito de Barra do Garças, Roberto Farias (PSD), terá que atuar como bombeiro para apagar o primeiro incêndio na sua base de sustentação, formada por cinco vereadores eleitos. 

Racha 

É que a escolha do vereador Miguel Moreira, o Miguelão (PSD), como candidato do grupo à presidência da Câmara não foi aceita pelo também vereador do PSD, Ailton Teixeira, o “Biroska”, outro da base. 

Racha 2 

Biroska não aceitou a forma como a candidatura de Miguelão foi colocada, ou seja, com a bênção da cúpula municipal do PSD, e resolveu manter seu nome para o desconforto do grupo. “Nem que eu tenha só o meu voto, não abro mão da minha candidatura”. 

Racha 3 

Além de manter a sua candidatura à presidência, Ailton Biroska espera que o prefeito eleito não interfira na eleição da mesa diretora, pois, segundo ele, a escolha é de competência dos 15 vereadores e não do Executivo. Dado o recado! 

Caloteiros 

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) divulgou nota em que “enquadra” alguns candidatos derrotados que ainda não remuneraram os jornalistas até hoje. 

Caloteiros 2 

Tachando de “imoral” e “ilegal” a prática, o sindicato ameaça até divulgar o nome dos ex-candidatos que deixaram os profissionais da imprensa “a ver navios”. 

Caloteiros 3 

“O Sindjor/MT vai usar de todos os expedientes para cobrar o que os candidatos caloteiros devem a alguns colegas da categoria, que até agora estão a ver navios. Há meios políticos e jurídicos para fazer tal cobrança”, informa a nota. 

Lotado 

A propósito, até gente ligada a Mauro Mendes se impressionou ontem com a movimentação do PT para a vinda do ex-presidente Lula a Cuiabá. Havia gente demais nas ruas.