Lucimar quer parceria com agricultores familiares


lucimarcampos25_088e4530b9d791607822.jpg
Cerca de 140 famílias vivem no assentamento Sadia I, a 60 km do centro de Várzea Grande. A região tem uma área de aproximadamente cinco mil hectares e os moradores do local sofrem com a falta de infraestrutura, saúde e segurança.
Idevaltino Araújo, representante da Cooperativa de Agricultores Várzea-Grandenses (Coopergrande), disse à candidata democrata que as autoridades esqueceram dos assentados. “Queremos apoio para a agricultura familiar. A comunidade hoje vive do cultivo de verduras e tentam há muito tempo apoio para produção de leite, mas infelizmente estamos esquecidos”, lamentou.
Em visita ao local, a candidata a prefeita Lucimar Campos e o vice Arilson Arruda prometeram mudar a vida dos assentados, criando incentivos aos produtores. “Nós queremos cuidar do homem do campo. Precisamos gerar renda e dar emprego para essas famílias que hoje estão completamente abandonadas. Na prefeitura, vamos viabilizar as possíveis parcerias com os agricultores familiares”, afirmou Lucimar.
Segundo Araújo, são produzidos semanalmente pela comunidade quase duas toneladas de verdura que são encaminhados para instituições de caridade com apoio e parceria de empresas privadas. “A cooperativa possui apenas um contrato que mantém o fluxo da cooperativa. Precisamos de apoio e recursos para fazer a represa de tratamento de resíduos de leite. Temos a parceria da Votorantim que está prestes a liberar os recursos, mas precisamos de mais apoio para a nossa produção de leite”, enfatizou o cooperado.
Lucimar Campos disse aos assentados quer resgatar o projeto social “Pão e Leite” e afirmou que vai dar prioridade para os produtos de empresas e cooperativas da Várzea Grande. “O trabalho da cooperativa é muito importante, só precisamos incentivá-lo. Portanto, vamos comprar o leite produzido aqui para abastecer as escolas em nossa cidade”, prometeu a candidata.
Segundo o líder comunitário Sírio Barnabé, existe uma área na comunidade destinada à implantação do posto de saúde, da escola e do ponto de ônibus. “Infelizmente, não surgiu iniciativa para construção por parte da prefeitura”, disse.
Escola Sustentável – A candidata da coligação Unidade Democrática Social disse que vai trabalhar para que no local seja implantando uma escola sustentável que sirva de referência para outras comunidades. “Vamos ensinar as nossas crianças ter responsabilidade com o meio ambiente e mostrar a importância dos trabalhadores do campo para o abastecimento da cidade”, disse a democrata.
Lucimar Campos disse que seu Plano de Governo prevê políticas para a juventude. “Quero dar oportunidades também para os jovens que vivem no campo. Criar projetos de educação e cursos profissionalizantes para que tenham perspectivas de futuro melhor”, ressaltou a candidata.