TV Rondon realiza debate entre os candidatos de VG


Jornal Correio/Andréia Conceição

Será o segundo debate entre os candidatos várzea-grandenses, Lucimar Campos ainda é dúvida para o debate



A TV Rondon, retransmissora do SBT no Estado (canal 5), realiza na próxima quarta-feira (3), o segundo e último debate entre os candidatos a prefeitura de Várzea Grande. Inicialmente, a discussão está agendada para às 13h30, mas pode ser alterada, sendo transferida para às 21h30. A discussão será realizada nos estúdios da emissora no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, já que a Cidade Industrial não possui nenhuma emissora de televisão com sede no município por questões de Legislação. Os cinco candidatos a prefeito - Tião da Zaeli (PSD), Lucimar Campos (DEM), Walace Guimarães (PMDB), Miltão (PSOL) e Edson Ribeiro (PPL), foram convidados pela direção da TV, para expor suas propostas.
A democrata Lucimar Campos (DEM), que não participou do primeiro embate, ainda não confirmou sua presença no evento. O diretor de marketing da candidata, Paulo Leite, afirmou que sua participação no debate, está sendo analisada. Mas admitiu que há grandes chances de Lucimar participar. Segundo Paulo, o motivo que fez a democrata desistir do primeiro confronto, foram os ataques e hostilidade em que a família Campos vinha sofrendo do proprietário da emissora que realizou o encontro. O marketeiro diz que este é um novo momento, e há possibilidades sim, da candidata enfrentar os adversários na próxima semana. Porém, a decisão só será revelada por Lucimar, após reunião com sua equipe.
“A Lucimar ainda não resolveu nada, da outra vez ela não participou do debate porque estava claro que o dono da TV, não tinha uma posição isenta. Desta vez, pode ser diferente, quem sabe a Lucimar decide que é melhor fazer o enfrentamento. Só terei esta resposta, no final da tarde desta sexta-feira ou na segunda-feira (01-10). Repito que esse é um jogo de cartas marcadas, não vamos expor nossa candidata a uma situação duvidosa”, destacou.
O prefeito Tião da Zaeli (PSD) relata que o encontro entre os postulantes é importante para esclarecer alguns pontos que não ficaram claros para os eleitores. Zaeli diz não ter nada a temer e que está preparado para enfrentar os adversários nesse debate e conta com a sensibilidade dos eleitores para compreender as respostas e esclarecimentos.
Para Walace, o encontro é de certa forma uma maneira das pessoas conhecerem melhor os candidatos. Ele acredita que o debate é mais uma forma de enfrentamento ao adversário para que fique claro as situações que vem sendo debatidas durante suas caminhadas e programas eleitorais de TV.
O candidato Edson Ribeiro confirmou o convite para participar do debate e garantiu sua presença no evento. “Com certeza vou participar desse encontro que irá marcar a política em nossa cidade. É a hora de tirar dúvidas, esclarecer e questionar algumas questões. É a forma de discutir frente a frente com o adversário”, pontuou.    
Milton Oliveira – o Miltão, também confirmou presença no debate. Para ele, o enfrentamento “cara a cara” com os adversários só reforça a sinceridade de cada um.
 De acordo com o diretor de programação da TV Rondon, Celso Chacon, o debate será isento e imparcial dando o mesmo espaço para que todos apresentem suas ideias. Será ancorado pela jornalista, Nádia Barros, e terá quatro blocos de apresentações de perguntas dirigidas aos candidatos. Os blocos consistem em três rodadas de perguntas com direito a replica e treplica. Ainda haverão perguntas de populares e líderes de segmentos organizados. Além das perguntas que ainda serão elaboradas pela direção da emissora, os candidatos poderão fazer perguntas com temas livre.