Ações judiciais apontam abusos na propaganda eleitoral


Marianna Marimon
Do Jornal FE
Ações judiciais sobre o processo eleitoral em Várzea Grande apontam abusos em propagandas eleitorais dispostas em locais irregulares, conforme representações dos candidatos. Outro ponto que tem sido pleiteado em decisões judiciais é o direito de resposta, sendo que nenhum candidato conseguiu espaço no programa eleitoral do oponente para esclarecer críticas ou acusações.

A coligação da candidata Lucimar Campos (DEM) e seu marido senador Jayme Campos (DEM) ajuizaram diversas ações contra o candidato Walace Guimarães (PMDB) pleiteando direito de resposta e suspensão do programa eleitoral.
No entanto, todas as decisões foram favoráveis ao candidato do PMDB, pelo entendimento da juíza da 49ª Zona Eleitoral, de que as críticas, embora ácidas, são inerentes ao processo eleitoral, já que a maioria delas é referente a gestão de Jayme Campos à frente da prefeitura.
A juíza indeferiu novo pedido de resposta sobre programa que foi ao ar no dia 31 de agosto, no rádio, em que Walace critica Jayme.
Contudo, a juíza também julgou improcedente o pedido de direito de resposta da esposa de Walace, Jaqueline Guimarães, no programa do candidato Edson Ribeiro (PPL), do dia 17 de setembro. Na representação, o assessor jurídico do PMDB, José Patrocínio aponta que Edson tenta vincular a imagem de Jaqueline aos adversários.