"Poeira Zero e Acessibilidade também"


Programa Poeira Zero, que segundo a entidade está destruindo o acesso de deficientes às calçadas e vias públicas de Cuiabá.


O Conselho Regional de Engenharia (Crea-MT) denuncia o Programa Poeira Zero, que segundo a entidade está destruindo o acesso de deficientes às calçadas e vias públicas de Cuiabá. O coordenador de acessibilidade do Crea-MT, Givaldo Campos, afirmou que a Prefeitura está recapeando vias e inutilizando rampas de acesso a calçadas, estruturas que a própria gestão construiu no último ano. "O que adianta não ter poeira e não ter acesso?”.

Campos apontou que as próprias rampas inviabilizadas já tinham problemas estruturais e não atendiam as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Elas não possuem a inclinação correta, nem apresentam guias de balizamento, corrimões duplos, pisos táteis e sinalizações em braile”.

Dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam 128.425 pessoas com algum tipo de deficiência permanente residentes na Capital. Somente no último ano a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), construiu cerca de 250 rampas em Cuiabá, porém, segundo o coordenador do CREA, todas estão fora dos padrões exigidos pela ABNT firmado no decreto de lei 5296/2004.

Poeira Zero
O Programa foi dividido em duas etapas. A construtora Delta, envolvida nos escândalos da ‘CPI do Cachoeira’, foi a vencedora da licitação da primeira parte. A prefeitura investirá R$ 297 milhões ao longo do programa que se estende por 50 bairros de Capital até o final de 2013. A meta é concluir a pavimentação de 158,80 km.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Cuiabá e até a publicação da matéria não havia retorno.

fonte:repórtermt

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com