A juíza Amini Haddad Campos, magistrada auxiliar da Primeira Vara de Família e Sucessões e que atua também na Nona Vara Cível, ambas da Comarca de Cuiabá, recebeu no dia 28 de junho, na Câmara Municipal de Várzea Grande, a Medalha de Ouro Senador Magno Malta, além de Moção de Congratulação e Aplauso em agradecimento aos relevantes serviços prestado no combate à pedofilia e abusos contra crianças. |
“Nós devemos ser instrumentos de combate aos crimes praticados principalmente contra crianças, mulheres e idosos”, destacou a juíza em seu pronunciamento. A desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak e os juízes Jones Gattass Dias, da Primeira e Segunda Vara Especializada em Fazenda Pública da Comarca de Várzea Grande, e Geraldo Fernandes Fidélis, da Segunda Vara Criminal da Comarca de Cáceres (225km a oeste de Cuiabá), também foram homenageados. |
A juíza Amini Haddad enfatizou a necessidade de se combater estes tipos de crime em prol da manutenção da própria sociedade. “Devemos nos empenhar, já que as crianças são o futuro de nossa sociedade. Precisamos defender a família e propiciar meios para que ela consiga amparar suas crianças da melhor maneira. Fazendo isso estaremos realizando um bem à humanidade”.
Durante a cerimônia, também foram homenageados secretários de Estado, deputados estaduais, líderes comunitários, professores e os agentes do Núcleo dos Agentes da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande. A gerente do Núcleo, Cláudia Caravellas Klein, disse que os servidores realizam trabalhos em diversas áreas e que as ações foram intensificadas no sentido de combater a pedofilia e na retirada de crianças em situações de risco.
“Realizamos constantemente a fiscalização noturna para retirar menores e crianças de situação de risco. Fiscalizamos algumas residências para verificar se os menores que já enfrentaram problemas se recuperaram. Estamos levantando o perfil das escolas municipais para realizar palestras orientativas, não só falando dos direitos, mas também dos deveres das crianças e adolescentes”, observou.
Cláudia Klein ainda analisou que uma das ações de destaque este ano foi a ação que manteve a Região do Zero, em Várzea Grande, sem prostituição por 24 horas. “Foi uma ação excelente. Identificamos muitas pessoas e temos maior chance de combater este crime que atinge diretamente as crianças”, pontuou.
A homenagem foi proposta pelo vereador Toninho do Gloria, que destacou que a comenda não é voltada para homenagear autoridades, mas sim pessoas que têm um perfil humanista. A Medalha Magno Malta foi criada para homenagear o senador que desenvolve trabalho de combate aos crimes de pedofilia.
O secretário adjunto de Ação Social do Estado de Mato Grosso, José Rodrigues Rocha Júnior, que também foi homenageado pelo desenvolvimento de ações no combate à pedofilia e exploração sexual de crianças, enalteceu a participação da Justiça nesse processo de combate e esclarecimento. “Muitas demandas chegam até a Justiça, que aplica a lei e desenvolve ações de parceria com o Governo do Estado para evitar esses crimes”, disse.
Núcleo de Vulnerabilidade - A juíza Amini Haddad Campos lidera o Núcleo de Vulnerabilidade, Direito e Gênero da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Entre suas ações estão o mapeamento de questões de violência contra crianças, mulheres e idosos no país, incluindo os casos de violência sexual. O núcleo tem por objetivo conscientizar a população sobre as conseqüências da violência.
Implantado no final de 2011, o núcleo conta com um grupo de pesquisadores, acadêmicos de Direito da UFMT. Já foi convidado pela Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher para assessorar os trabalhos.
Leia matérias sobre o assunto:
Foto: Jocil Serra/Agência Phocus
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com