Janete Riva, Roseli Barbosa e Toninho do Gloria mais atuante no Combate a Pedofilia do estado de Mato Grosso.

Preocupada com o crescente índice de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, a Sala da Mulher da Assembléia Legislativa presidida pela Janete Riva encampou a luta da Comissão Parlamentar de Inquérito contra a Pedofilia (CPI da Pedofilia), que é presidida pelo senador Magno Malta. Assim como a comissão, queremos trabalhar na prevenção desses crimes. Temos que conscientizar a população para denunciar os agressores. É preciso providências enérgicas para proteger as nossas crianças.

 Janete Riva concorda com o senador que defende uma abordagem de choque nas pessoas, pois dados da CPI confirmam que o pedófilo está presente nas escolas, consultórios médicos, igrejas e, principalmente, em casa. Portanto, são eventos como essa audiência pública que vão mobilizar a população a participar maciçamente da ação: Diga não à Pedofilia.

 No dia 13 de abril do ano passado, Kaytto Guilherme, 10 anos, foi violentado e morto pelo pedreiro Edson Alves Delfino, que confessou a autoria do assassinato. Edson já tinha cometido o mesmo crime anteriormente. A coordenadora lembra que foi a partir deste caso que a Casa de Leis iniciou uma mobilização mais efetiva, com uma campanha em parceria com o Ministério Público de combate a pedofilia.

 No entanto, Janete entende que é necessária a criação de uma rede de defesa e de elaboração de ações estratégicas que venham combater esse crime, presente no seio familiar. "O silêncio é a maior arma a favor do pedófilo. Temos que criar mecanismo para garantir o futuro de nossas crianças", observou.

 O alto índice de casos de pedofilia em Mato Grosso tem preocupado as autoridades. Ocorrem de cinco a seis denúncias por dia em todo o Estado. Neste sentido e, em busca de estratégias e ações elaboradas em conjunto, a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, em parceria com outras entidades, realizam nos dias 19 e 20 de maio o seminário "Mato Grosso contra a Pedofilia e Objetivos do Milênio - ODM", no Clube Monte Líbano, em Cuiabá.

  A secretária da Setecs, Roseli Barbosa, destaca que o combate a violência infanto-juvenil deve ser cada vez mais debatido e as campanhas dão publicidade e esclarecem a população sobre o problema. “Precisamos tornar este assunto público, discutir com a sociedade e desmistificar que o abuso e exploração sexual estão longe de nós. Pelas estatísticas a violência contra crianças está dentro dos lares, independente da classe social e temos que combater este tipo de crime, com discussão, enfrentamento e prevenção. É o que estamos fazendo”, afirmou Roseli Barbosa.

  "Sabemos que muitas vezes as pessoas não denunciam por medo ou vergonha. No entanto, situações como essa só beneficiam os abusadores, que permanecem impunes e livres para cometer mais crimes deste tipo, como foi o caso do menino Kaytto em que seu agressor já tinha antecedentes criminais", disse Roseli Barbosa.

O vereador Toninho do Gloria, que faz fileira a esses homens que combatem a pedofilia, o tráfico de drogas e o crime organizado, esta entusiasmado, pois muito tem sido feito para combater esses males que enojam a sociedade, pessoas que escravizam pobres, crianças, mulheres, enfim, pessoas incapazes de se defender e ameaçam ao ponto de nem quererem denunciar o agressor, que muitas vezes está dentro de casa. “Por isso a importância desse assunto vir à tona e familiarizar as pessoas com ele. Somente assim cairá o preconceito e fortalecerá as famílias para denunciarem os agressores”, afirmou Toninho do Gloria.

 Para o presidente da “ONG de Combate a Pedofilia” vereador Varzeagrandense Toninho do Gloria Líder do PV, Mobilizar a população a denunciar os pedófilos é o grande desafio do “Movimento Todos Contra a Pedofilia.

Toninho do Glória acredita que daqui algum tempo, a sociedade poderá comemorar grandes frutos desse trabalho, ao lembrar o alerta do senador Magno Malta, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia (CPI), que disse “se nada for feito, em 15 anos o Brasil será o país mais lesionado por causa dos pedófilos que acreditam na impunidade”.

 Várzea Grande será o primeiro município do Brasil a ter Plano Municipal de Combate a Pedofilia. O projeto de lei é de autoria do presidente da “ONG de Combate a Pedofilia”, vereador Toninho do Glória, que tem sido, entre os chamados políticos de base, um dos mais atuantes do Estado.
http://www.primeirahoranoticias.com.br/imprimir.php?id=1228