Empresários de Mato Grosso são vítimas do "golpe do título protestado

Redação
O golpe com títulos de cartório, que consiste na fraude para cobrança de devedores de títulos em protesto, faz vítimas no país inteiro. Em Mato Grosso, os contribuintes precisam de atenção redobrada, pois os cartórios são obrigados a divulgar, desde 2009, quando o endereço físico do titular não é encontrado pelos Correios, 13 informações, como CPNJ, valor da dívida e endereço, sobre credor e devedor do título no edital do jornal.
Segundo a tabeliã Silvana Molina Vallim os criminosos usam telefones fixos para identificar uma suposta ‘Central de Atendimento‘, usam todos os dados corretos dos cobradores e cobrados, e abrem contas correntes em agências bancárias diversas, ‘geralmente do interior de São Paulo‘.
Empresário da Capital, S.R.P, conta que recebeu a cobrança via e-mail mas sem anúncio de descontos, num total de R$ 1.942,34 mais R$ 205,40 referentes a custas do cartório. O valor foi pago mediante depósito, depois que ele telefonou no número identificado na cobrança e foi atendido, excluindo qualquer desconfiança, já que todos os dados informados pelos golpistas estavam corretos.
Membro do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB) e diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), João Bosco Linhares Nunes, afirma que o ideal é que fosse divulgado somente CPF ou CNPJ e o protocolo do título, ao invés dos dados completos de credores e devedores.
Também tem ocorrido na praça, segundo a CDL, o chamado golpe do envelope vazio, no qual o suposto cliente afirma ter feito o pagamento via depósito bancário, apresentado o comprovante mas, na verdade, deposita o envelope vazio no terminal de auto-atendimento.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com