Candidaturas individuais podem ser requeridas até 19 horas de terça-feira

Candidaturas individuais podem ser requeridas até 19 horas de terça-feira
Com as publicações dos editais contendo a relação nominal dos pretensos candidatos aos cargos em disputa nos 141 municípios do Estado, realizadas neste domingo pelos cartórios eleitorais responsáveis pelo procedimento, está aberto o prazo de 48 horas para que os interessados na disputa, que não tiveram o pedido formalizado pelo partido ou coligação, oficializem o pedido individual de candidatura. Nesta segunda-feira (09/07), a Justiça Eleitoral de Mato Grosso já havia contabilizado 9820 pedidos, sendo 367 de candidatos prefeito e vice-prefeito, e 9086 pedidos de candidaturas para as vagas de vereadores das 141 cidades mato-grossenses.
A Justiça Eleitoral mantém o alerta para que os interessados em concorrer nas eleições municipais se antecipem ao prazo final, que encerra ás 19 horas desta terça-feira (10/07), e apresentem os documentos necessários para o pedido individual de candidaturas com máxima brevidade. “Ainda hoje (09/07) atendemos alguns candidatos que vieram solicitar o registro de suas candidaturas, mas nenhum deles apresentou os documentos necessários. Tudo indica que deixarão para última hora”, comentou o chefe do Cartório da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Adriano Cassemiro Silva.

Com a possibilidade dos pedidos individuais dos candidatos serem aceitos, em conformidade legislação, o número de candidatos no Estado deve aumentar. A expectativa do TRE é que aproximadamente 10 mil candidatos estejam concorrendo aos cargos em disputa nos municípios do Estado. “Considerando o aumento do número de cadeiras nas câmaras municipais, a expectativa é que o número de interessados também cresça”, comentou o Coordenador de Sistemas Eleitorais do TRE, Salomão Fortaleza. Em 2008, foram registrados pouco mais de 8 mil pedidos de candidatura.

O número oficial de candidatos que concorrerão nas eleições municipais de 7 de outubro só será conhecido após o julgamento de todos os pedidos de candidaturas, já precisam obter o deferimento da Justiça Eleitoral para concorrer oficialmente aos cargos. O prazo para os Juízes de primeira instância julgar os pedidos de registro de candidaturas é 5 de agosto, mas o deferimento ou indeferimento poderá ser objeto de recurso, seja no Tribunal Regional Eleitoral ou no Tribunal Superior Eleitoral.

A legislação eleitoral ainda permite substituições de candidatos até a véspera do pleito, ou seja, é bem provável que, mesmo próximo às eleições, ainda não tenha o número oficial de candidatos homologados e reconhecidos pela Justiça Eleitoral.

CUIABÁ É A CIDADE COM MAIOR NÚMERO DE CONCORRENTES

A capital Cuiabá, maior cidade do Estado, também possui o maior número de candidatos, seja para o cargo majoritário, de prefeito, ou para os cargos proporcionais, de vereadores. A disputa eleitoral pela prefeitura conta com 6 pretensos candidatos. Por enquanto, 460 interessados já se inscreveram para concorrer às 25 vagas da câmara de vereadores em disputa esse ano.

Os partidos PSOL e PPL concorrerão isoladamente na disputa pela prefeitura, que terá também a participação das coligações “Cuiabá pra Você!”, formada pelos partidos PSDB, PRP, PT do B, PP, PMN e DEM, “Um novo caminho para Cuiabá”, composta pelo PDT, PR, PPS, PSB e PV, “CuiabáMatoGrossoBrasil”, que tem o PT e PMDB como aliados, e a coligação “Sentimento Cuiabano”, que agrega os partidos PSD, PC do B, PSDC, PRTB, PSC, PTN, PHS, PSL e PTC.

A disputa pela câmara de vereadores está fragmentada em 10 partidos que concorrerão isolados (PDT, PT, PMDB, PR, DEM, PSB, PRP, PSOL, PPL e PT do B) e 6 coligações. São elas:

Coligação “É bem Cuiabá” – PRB e PTB
Coligação “Cuiabá 100%” – PSDB, PP e PMN
Coligação “Sentimento Cuiabano III” – PSL, PTN, PHS e PTC
Coligação “Sentimento Cuiabano II” – PSC, PSDC e PRTB
Coligação “Sentimento Cuiabano I” – PSD e PC do B
Coligação “Cuiabá Social e Sustentável” – PPS e PV

Assessoria

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com