VEÍCULOS PESADOS Lei, enfim, será cumprida em Cuiabá

Há quase nove meses em vigor, a lei que restringe a circulação de veículos de carga em Cuiabá finalmente será aplicada. Com a fiscalização efetiva, a norma deve minimizar o transito caótico que a capital enfrenta por conta das obras de mobilidade urbanas para a Copa do Mundo 2014. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU), o atraso na fiscalização e cobrança da medida ocorreu devido à falta de verba para investir em sinalização. 

No entanto no início deste mês o Ministério das Cidades liberou R$ 200 mil para aplicação em placas e demarcação de serviços oficializados em Cuiabá. 

O cumprimento da lei, sancionada pelo prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) em setembro de 2011, passará a ser cobrado até o final de julho, quando as vias já deverão estar devidamente sinalizadas pela prefeitura. 

Até o momento quase 10 painéis (grandes) foram fixados. A portaria que regulamenta a medida prevê a readequação dos espaços na área central, demarcadas pelo poder público para a operação de carga e descarga, além de indicar o aumento no número deles, triplicando o existente. 

A pasta, por meio de sua assessoria, informou ainda que uma pequena campanha será realizada para que o motorista seja informado da aplicação. 

Para fortalecer a fiscalização, mais 170 agentes de trânsito se formam nesta sexta-feira e já começam atuar nas ruas de Cuiabá na segunda-feira (25). Hoje apenas 60 estão presentes nas vias. Terão livre acesso às zonas centrais da cidade: carros fortes, caminhões do Corpo de Bombeiros, de manutenção de água, energia, telefonia e esgoto. Todos estes veículos devem estar devidamente cadastrados na SMTU, identificados e sinalizados. Os demais terão que obedecer regras específicas. 

Quem insistir em burlar a lei terá punições como advertências, multas, apreensão e remoção do veículo, cassação do alvará de licença e funcionamento, aplicados de acordo com o tamanho do transporte. (JB) 

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com