Seminário abordará combate a crimes contra criança e adolescente na Internet

Teresa acredita que as oficinas fortalecerão a rede de garantia de direitos das crianças e adolescentes
Boa Vista receberá, nesta quinta-feira (14), um seminário voltado ao combate de crimes contra a criança e o adolescente na Internet. O evento, que acontecerá na Universidade Estadual de Roraima (UERR), é resultado da parceria entre a SaferNet Brasil, referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos direitos humanos na Web, a deputada Teresa Surita (PMDB) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O seminário será realizado no auditório da UERR, na rua Sete de Setembro, n° 231, bairro Canarinho, e terá duas oficinas. A primeira será das 9h às 12h, com o tema “Promovendo o uso responsável e seguro da Internet”. De caráter preventivo, o público-alvo será educadores, conselhos tutelares, donos de lan houses, jovens em funções de liderança, jornalistas, entre outros.
A segunda oficina tem caráter penal e será restrita a delegados de Polícia Federal e Civil, oficiais da Polícia Militar, promotores, juízes, desembargadores, procuradores, defensores públicos e demais agentes públicos operadores de direito. As atividades ocorrem das 14h às 17h30 e terá o tema “Técnicas de Investigação de Cibercrimes”. O objetivo é desenvolver competências e instrumentalizar agentes públicos para a prevenção e o combate aos crimes cibernéticos no Estado.

O seminário será ministrado pelo presidente da SaferNet, Thiago Tavares. Ele treina regularmente agentes da Polícia Federal, Polícia Montada do Canadá, que equivale à Polícia Federal no Brasil, FBI e Interpol em técnicas de investigação de cibercrimes, pedofilia, entre outros.
Segundo Teresa, o tema é de especial relevância quando se considera que o Brasil é o quarto país que mais divulga pedofilia, atrás apenas da Alemanha, Espanha e Inglaterra; e que crianças e adolescentes de 6 a 14 anos representam 12% dos usuários de Internet, formando um segmento particularmente vulnerável às fraudes e à pornografia infantil.
“O crescimento da Internet ocasionou também o aumento dos crimes praticados contra a criança e o adolescente. Esse seminário é muito importante para nosso Estado, porque serão repassadas orientações para o uso seguro da Internet. Por meio dele, vamos formar multiplicadores e fortalecer a rede de garantia de direitos desta faixa etária”, afirmou a deputada.
Na região Norte, apenas Pará e Amazonas receberiam esses treinamentos. Porém, após um trabalho realizado por Teresa junto à SaferNet, a ONG decidiu vir a Roraima ministrar as oficinas. As pessoas interessadas em participar podem obter informações pelo telefone: 3624-1487.
SaferNet
A SaferNet Brasil é uma Organização Não-governamental de Educação, com sede em Salvador, na Bahia, e com atuação no Brasil e no Exterior. Logo que foi criada, se consolidou como entidade de referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos direitos humanos na Internet. Ela tem se fortalecido institucionalmente no plano nacional e internacional pela capacidade de mobilização e articulação, produção de conteúdos e tecnologias de enfrentamento aos crimes cibernéticos e pelos acordos de cooperação firmados com instituições governamentais, a exemplo do Ministério Público Federal.
A SaferNet Brasil conduz as ações em busca de soluções compartilhadas com os diversos atores da sociedade civil, da indústria de Internet, do Governo Federal, do Ministério Público Federal, do Congresso Nacional e das autoridades policiais. A ONG tem parcerias com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ministério da Justiça, Ministério da Educação, entre outros.


Leia mais: http://www.teresasurita.com/2012/06/seminario-abordara-combate-a-crimes-contra-crianca-e-adolescente-na-internet.html#ixzz1xiTeoTle
Teresa Surita - Deputada Federal 

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com