Secretário de Saúde de VG critica presidente do Sindimed e diz que greve dos médicos é uma surpresa

Médicos do sistema único de Várzea Grande iniciam greve na próxima segunda (11) - Foto: Mary Juruna O secretário de Saúde de Várzea Grande, Marcos José da Silva se diz surpreso com a confirmação da greve dos médicos do sistema Único de Saúde (SUS) do município, que deverá ser deflagrada na próxima segunda (11).
“Recebi o ofício do sindicato na tarde de ontem e realmente estou surpreso com a notícia”, afirmou Silva ao Circuito Mato Grosso. Ele alega ainda, que 90% do pleito inicial da reivindicação da categoria já foi atendido.

“Os profissionais estão com seis folhas salariais atrasadas, agora já não existe nenhuma, as melhoras nas unidades de saúde do município estão sendo realizadas é claro que não é na velocidade que desejamos, mas elas estão acontecendo”, pontuou.


O secretário ainda diz que alguns profissionais estão dando início a um movimento duvidoso. “Tenha a nítida impressão que a presidente Elza Queiroz não está passando as informações corretas aos sindicalizados”, questionou. O secretário diz que durante reuniões com a presidente do Sindicato dos Médicos (Sindimed), muitas ações estão sendo elaboradas e cumpridas, mas que no entender elas não estão sendo divulgadas para a categoria.

Outro Lado

Presidente do Sindimed, Elza Queiroz, alega que problemas enfrentados pela categoria são antigos e constantes - Foto: Mary JurunaA presidente do Sindicato por sua vez, afirma que não tomou qualquer decisão sozinha. “A greve é legitima e decidida em assembleia na última segunda (4) com toda a categoria”.

Elza diz ainda que em nenhum momento disse que o secretário não é aberto a negociações, o problema segundo ela, é os avanços conquistados até o momento são poucos perto das reais necessidades da área da saúde em Várzea Grande.

“O município tem apenas 7 Postos de Saúde de Família, o que atende somente 27% da necessidade da cidade, por exemplo. Isso sem contar nos constantes problemas de falta de medicamentos, equipamentos de trabalho ou mesmo a precariedade da estrutura física das unidades de saúde”, destacou a sindicalista.

Ainda existem de acordo com o Sindimed, atrasos no pagamento de verbas indenizatórias dos profissionais e recorrentes erros nas folhas de pagamento. “Diante de todo esse impasse é que a categoria resolveu dar inicio a um novo movimento grevista”.

Greve

A greve será deflagrada às 8h, da próxima segunda (11), durante ato de protesto em frente ao Pronto socorro Municipal de Várzea Grande.

Durante o movimento, ficarão mantidos os serviços de urgência e emergência e as unidades de saúde deverão manter 30% do atendimento. Como já aconteceu anteriormente, com a paralisação de Várzea Grande, o atendimento no pronto Socorro de Cuiabá deverá ficar sobrecarregado.

Camila Ribeiro – especial para o Circuito Mato Grosso

Foto: Mary Juruna

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com