Passos, dos Transportes, aproveita para anunciar licitações de ferrovia e duplicação da 163
Marcos Negrini/Secom-MT
Clique para ampliar 
O ministro Paulo Passos inaugura termina ferroviário de Itiquira com o governador Silval
LAÍSE LUCATELLI
ENVIADA ESPECIAL A ITIQUIRA
ENVIADA ESPECIAL A ITIQUIRA
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos (PR), reconheceu que o Governo Federal investe pouco em Mato Grosso e, na inauguração do Terminal Multimodal de Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá), no sábado (2), garantiu que está trabalhando para trazer mais investimentos ao Estado.
“É verdade que o Governo Federal deu a Mato Grosso menos do que o Estado merece, mas estamos trabalhando para mudar isso. O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] da Infraestrutura vai investir muito em Mato Grosso”, disse.
O ministro revelou, no entanto, que sua pasta já está agilizando para publicar o edital para que seja licitado o projeto detalhado de um trecho de 1.000 quilômetros da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico), que ligará o Estado de Goiás ao município mato-grossense de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá).
Passos apontou, também, que, até julho, deve ser lançado o edital de oito lotes da duplicação da BR-163, do trecho entre Rondonópolis e o Posto Gil. Trata-se de um investimento de R$ 1,1 bilhão.
O governador Silval Barbosa (PMDB) cobrou investimentos em infraestrutura e logística. “A duplicação da rodovia para Rondonópolis é mais que urgente, é uma emergência. São 200 quilômetros, e tem dia que se leva de quatro a cinco horas para se percorrer esse trajeto. O que nós temos aqui são verdadeiros trens sobre pneus”, apontou, referindo-se aos comboios de caminhões que se formam nas estradas.
Falta, por exemplo, asfaltar os 14 quilômetros que separam a cidade de Itiquira do terminal ferroviário. “Nossa produção primária contribui com 35% do superavit da balança comercial brasileira. E nós vamos continuar batendo à sua porta, ministro, com nossas reivindicações”, disse o governador.
Silval observou, também, que é preciso dar condições para escoar a produção das indústrias de calcário que devem se instalar na região.
Paulo Passos disse que o governador está certo em cobrar, mas ponderou que sempre haverá necessidades de investimentos.
“O governador Silval foi muito feliz em sua fala, mas, na verdade, esse é um caminho que não termina nunca. Quando terminamos uma coisa, a cabeça já está em outro projeto para melhorar o Estado”, observou.
O senador Blairo Maggi (PR) foi outro que fez cobranças ao representante do Governo Federal. “Mato Grosso está em desvantagem, porque produz muito, mas tem pouca população. Por isso, o Estado da União ganha menos do que necessita”, reclamou.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com