A SDH esclareceu, no entanto, que as mais de 285 mil ligações não dizem respeito unicamente à denúncia de casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. Uma vez que o serviço é mais amplo, recebe também pedidos de informação e denúncias de outros tipos de violações aos direitos humanos, inclusive de adultos.
De acordo com nota divulgada pela SDH, o crescimento do número de ligações está associado a dois fatores. Primeiro, à intensificação da divulgação do serviço por conta do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no dia 18 de maio. Em segundo lugar, à repercussão do depoimento da apresentadora de TV Maria das Graças Xuxa Meneghel em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo.
Em um dos quadros do programa, exibido no dia 20 de maio, Xuxa revelou que foi vítima de abuso sexual durante a infância e a adolescência. A apresentadora contou que, à época, não denunciou o abuso por medo de que ninguém acreditasse em sua história e que, como consequência, carrega até hoje um sentimento de “culpa” pelo que aconteceu. Com a repercussão da declaração da apresentadora, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pretende convidá-la para participar de audiência pública que discutirá os casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
O aumento do número de chamadas para o Disque 100 reflete também um ritmo de crescimento que é observado desde o início do ano. De janeiro a abril de 2012, o módulo Criança e Adolescente recebeu 34.142 chamadas, o que representa aumento de 71% em relação ao mesmo período do ano anterior. A expectativa do Departamento Nacional de Ouvidoria de Direitos Humanos é que, conforme aumenta o número de pessoas que conhecem o serviço, o número de registros continuará a aumentar. Para suprir tal demanda, mais 90 atendentes estão sendo capacitados para receber as denúncias e esclarecer as dúvidas da população a partir da primeira semana de junho.
Como denunciar
O Disque 100, ou Disque Direitos Humanos, coordenado pela SDH, funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana. A ligação para o número 100 é gratuita, pode ser feita de qualquer cidade do Brasil, de telefones fixos ou celulares, e a pessoa não precisa se identificar. Podem ser feitas denúncias de violações dos direitos de crianças, adolescentes, idosos, portadores de deficiências físicas e de grupos em situação de vulnerabilidade. O Disque 100 também está disponível para esclarecer dúvidas e oferecer informações. Ao longo de 2011, o serviço fez 866.088 atendimentos e recebeu 82.281 denúncias de violações dos direitos de crianças e adolescentes, todas encaminhadas às autoridades locais competentes.
Com informações da Agência Brasil
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com