José Riva:No dia mundial sem tabaco, Riva destaca avanços da lei antifumo

No dia mundial sem tabaco, Riva destaca avanços da lei antifumo
Estimativas apontam que em Mato Grosso 450 mil pessoas são fumantes
SANDRA COSTA - Assessoria da Presidência
Nesta quinta-feira(31.05) é comemorado o dia mundial sem tabaco. Ao lembrar a data, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), destaca os avanços da Lei nº9.256, de 27 de novembro de 2009 que proíbe o consumo de cigarros, charutos,cachimbos ou de qualquer outro fumo. Estimativas apontam que em Mato Grosso 450 mil pessoas são fumantes.
De sua autoria, a lei antifumo já passou por modificações no ano passado. Neste sentido, o Procon Estadual, juntamente com o Ministério Público iniciou hoje fiscalização preventiva a estabelecimentos coletivos de Cuiabá e Várzea Grande. A ideia é orientar os fornecedores sobre as proibições instituídas. “É importante termos ações como essa de combate efetivo ao fumo. Pois, é uma das causas de milhões de mortes nomundo inteiro. Em Mato Grosso, os números também são alarmantes”, declarou JoséRiva.
Conforme estimativas apresentadas hoje pela presidente da Sociedade Mato-grossense de Pneumologia, Keila Maia, em reportagem da TV Centro América, 450 mil pessoas são fumantes em Mato Grosso. Dados do Ministério da Saúde aponta ainda Cuiabá a quinta cidadedo país com o maior número de fumantes, com percentual de 16%, maior que amédia brasileira que, é de 14,8%.
“Precisamos de medidas eficazes para diminuir esse vício. Principalmente, entre os jovens, pois o consumo é alto”, ratifica o deputado José Riva ao parabenizar a iniciativa do Governo do Estado, por meio do Procon e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, e do Ministério Público Estadual.
LEI ANTIFUMO - Conforme a lei, os fornecedores deverão afixar cartazes informativos sobre a proibição de “Não Fumar” em pontos de ampla visibilidade, com indicação de telefone e endereço dos órgãos da Vigilância Sanitária e da Defesa do Consumidor. São considerados ambientes coletivos os locais em que há permanência ou circulação de pessoas, como por exemplo: bares, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, ambientes de trabalho, supermercados e transporte coletivo.
A lei nº 9.256 passou por modificações no ano passado e agora também é proibido, inclusive, a destinação de locais específicos para fumar nos estabelecimentos, sendo, portanto vedada a instituição de fumódromos, conforme o art. 3ª da nova Lei Estadual n. 9.552/11.
OUTRAS LEGISLAÇÕES - Neste sentido, o deputado José Riva tem trabalhado na Assembleia Legislativa. Ele é autor de três leis contra o fumo. Além da lei antifumo, ele já tinha criado a lei 8613, de 26 de dezembro de 2006, proibindo o consumo de cigarros e outros produtos fumígeros derivados ou não de tabaco, em quaisquer recintos dos hospitais e postos da rede pública de saúde do Estado de Mato Grosso.
O deputado também foi autor da lei nº 7.761, de 22 de novembro de 2002, que institui e oficializa a Campanha Estadual de Combate ao Fumo, a ser realizada em todo o território mato-grossense na primeira semana do mês de agosto. O objetivo é alertar a população, principalmente os jovens, para os malefícios advindos do uso do fumo.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Presidência
Fones: 3313-6568/9952-1211/9976-5887

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com