Redação
Para muitas, o primeiro passo para conseguir a independência financeira sem deixar de cuidar dos filhos. Para outras, a oportunidade de complementar a renda familiar fazendo o que verdadeiramente gostam.
Essa é a definição do Programa Mulheres Empreendedoras, uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), pelas próprias participantes da ação governamental.
Criado com o propósito de estimular à geração de renda e o microempreendedorismo individual de mães, donas de casa, esposas e pessoas com deficiência, o projeto Mulheres Empreendedoras está sendo desenvolvido em 30 bairros do município de Cuiabá.
Somente no último sábado (02.06), 240 mulheres do bairro Pedra 90 e localidades adjacentes receberam os certificados de conclusão dos cursos proporcionados por meio da iniciativa, dentre eles, o de decoração de festas; cabeleireira; secretariado; produção de bijuterias e doces caseiros, entre outros.
"Essa é apenas a primeira etapa de formação do projeto Mulheres Empreendedoras, uma vez que a intenção da secretária Roseli Barbosa é de expandir esta ação para diferentes regiões de Mato Grosso”, adiantou o secretário adjunto da Setas-MT de Trabalho e Emprego, Jean Estevan Campos Oliveira, presente na solenidade de entrega dos certificados às alunas.
Mãe de quatro filhos e desempregada, a dona-de-casa Neidja Cristina dos Santos não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade de participar dos cursos de capacitação profissional oferecidos pela Setas-MT e executados pelo Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH).
“Participei do curso de decoradora de festas já pensando nos ganhos que minha família poderá ter com a renda de cada festinha que eu for contratada para decorar, sem contar que também poderei aplicar os conhecimentos nos aniversários dos meus filhos”, afirmou Neidja.
Para sair da venda informal, Adenice Souza Xavier, que ainda conta com o apoio da mãe para cuidar da sua filha, decidiu fazer vários cursos de uma vez só: produção de bijuterias; corte de cabelo; decoração de festas e confeitaria de bolo.
“Mais do que nunca preciso conquistar minha independência financeira e ter condições para criar a minha filha. Por isso resolvi fazer vários cursos e juntamente com uma colega que conheci durante as aulas estamos estudando a possibilidade de abrir um próprio negócio”, disse.
E para auxiliar mulheres, mães e chefes-de-família como Neidja e Adenice, além de proporcionar, de forma gratuita, cursos de capacitação nos bairros, o Governo do Estado também irá disponibilizar microcrédito a juro zero para aquelas que precisarem.
"O projeto Microcrédito foi desenvolvido para quem deseja ter um pequeno empreendimento. É o caso destas mulheres que estão adquirindo conhecimentos em diversas áreas de atuação e agora precisam de um incentivo para colocar em prática o que aprenderam nas aulas”, informou o coordenador do projeto na esfera estadual, Rangel William da Costa, explicando que o programa financia bens de até R$ 1500, a serem pagos em até doze vezes, com três meses de carência.
Também estiveram presentes na solenidade de entrega de certificados no bairro Pedra 90, o secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Setas-MT, Benjamin Franklin Lira, e o presidente da Associação Coxipoense de Deficientes (ACD), Vantoer Batista de Souza.
REGIÕES ATENDIDAS
O Mulheres Empreendedoras é um projeto de qualificação profissional que traz como diferencial a realização de cursos dentro das próprias comunidades e com o foco nas necessidades de cada localidade. Além do bairro Pedra 90, estão sendo beneficiados com a iniciativa a região do Altos da Boa Vista, Altos da Serra, Areião, Bela Vista, Cidade Verde, CPA II, CPA III, CPA IV, Dom Aquino, Dr. Fábio, Dr. Fábio II, Itamaraty, Jd. Antônio Dias, Jd. Araçá, Jd. Florianópolis, João Bosco Pinheiro, Novo Colorado, Novo Horizonte, Novo Mato Grosso, Novo Paraíso II, Parque Cuiabá, Residencial Paiaguás, Residencial São Carlos, São Gonçalo Beira Rio, Sucuri, Três Barras, Três Poderes, Verdão e o Distrito da Guia.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com