Dia Mundial de Combate à Violência contra a Mulher

Um dia importante e oportuno para falarmos de um tipo de violência que assola nosso país e que tenho falado bastante nestes últimos dias nas redes sociais e nas comunidades por onde tenho passado. A violência contra a mulher é o tema de hoje e o mundo todo discute este assunto em função da data mundial que combate esses crimes contra as mulheres.
No Amazonas e no Brasil por meio das redes sociais apóio uma campanha que estimula a mulher vítima desta violência, que na maior parte das vezes acontece no lar, a denunciar por meio de uma rede de serviços, atendimento e socorro à mulher.
Estes serviços de atenção a mulher foram criados atendendo a Lei Maria da Penha que entre seus artigos tem como objetivo garantir o apoio e socorro às mulheres de nossa sociedade que foram ou estão sendo vítimas da Violência Doméstica e Familiar. Entre os atendimentos garantidos por Lei estão o social, o psicológico, o jurídico, a saúde, a segurança, a educação e o trabalho, oferecidos aqui no Amazonas pela Coordenação de Serviços de Atenção em Defesa dos Direitos da Mulher.
Nas estatísticas tanto nacionais quanto locais os índices de violência contra a mulher só aumentam ano a ano e proporcionalmente não crescem os números de procura das mulheres aos serviços que o Estado oferece a elas, com amparo nescessário para sair da situação em que se encontram.
Portanto, minha missão social neste dia e de cada um de vocês meus adoráveis leitores é conscientizar e motivar as mulheres a denunciar e usar seus direitos para fazer justiça ao trabalho e dedicação da mulher à sua família!
Desejo uma excelente sexta-feira a todos!
Vamos mulheres, juntas, no combate a violência doméstica!
Consultem os serviços de apoio a vocês!


O que é violência contra a mulher?

Na definição da Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994), a violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada”.
“A violência contra as mulheres é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres que conduziram à dominação e à discriminação contra as mulheres pelos homens e impedem o pleno avanço das mulheres…”
(Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres, Resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas, dezembro de 1993)
A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993) reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos. Desde então, os governos dos países-membros da ONU e as organizações da sociedade civil têm trabalhado para a eliminação desse tipo de violência, que já é reconhecido também como um grave problema de saúde pública.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), “as conseqüências do abuso são profundas, indo além da saúde e da felicidade individual e afetando o bem-estar de comunidades inteiras.”

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com