CONSUMO DE ÁLCOOL NA JUVENTUDE

O alcoolismo, como bem se sabe, não é só um problema de “gente grande”. O número de jovens que bebem está crescendo cada vez mais. Uma pesquisa realizada em 2004 mostrou que 78% dos jovens entre 18 a 24 anos já haviam feito uso do álcool e 19% deles eram dependentes. Dados um tanto chocantes, não é mesmo?
A facilidade de obter bebida alcoólica é um dos maiores fatores de caracterização desse consumo precoce. A bebida alcoólica é mais presente em nosso meio do que as demais drogas justamente por ser uma droga lícita (traz prejuízos aos órgãos do corpo, mas são liberadas por lei e aceitas pela sociedade). Há também o glamour ilusório que permeia o consumo alcoólico, além da condescendência de certos pais. Achar normal seu filho beber porque todo mundo
bebe é uma atitude irresponsável, desleixada. Adolescentes são mais sensíveis ao uso em excesso da bebida alcoólica e, por isso, o cuidado, a conversa e o monitoramento são fundamentais.
O consumo do álcool na juventude é associado à queda no desempenho escolar, morte violenta, dificuldades de aprendizado e prejuízos no desenvolvimento, entre outros. Segundo o ministério da saúde, o alcoolismo é responsável por 30% das ocorrências policiais, 20% dos acidentes de trabalho e 75% dos acidentes fatais de trânsito. Ou seja, o consumo exagerado do álcool é quase sempre igual a perigo.
Vivemos em uma sociedade que estimula o uso de bebidas alcoólicas, portanto devemos estimular o “contrário”, incentivar a moderação. Não podemos ser condescendentes com esse uso. Vale lembrar que, em nosso país, a venda de bebida alcoólica é proibida para menores de 18 anos e o uso precoce do álcool aumenta o risco de alcoolismo na idade adulta. Entretanto, só proibir esse consumo não adianta, é preciso conversar e educar. Precisamos estar alertas e lutar por uma juventude sóbria, sadia.
Nós precisamos cuidar de nossos jovens até que eles atinjam a maior idade, sejam responsáveis por suas ações e busquem um consumo equilibrado na vida adulta.
Um consumo responsável é o mínimo para uma vida saudável!
Fiquem atentos!
Deus te abençoe.
Juntos Somos Mais!

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com