Assembleia Legislativa mobiliza CFCs por melhorias ao setor

CFC’s
Assembleia Legislativa mobiliza CFCs por melhorias ao setor
  
Assembleia Legislativa mobiliza CFCs por melhorias ao setor
Audiência pública em Sorriso foi o pontapé inicial para debater as reivindicações dos Centros de Formação dos Condutores de Mato Grosso
ITIMARA FIGUEIREDO - Assessoria da Presidência
Uma ampla mobilização feita pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso reuniu, em Sorriso, nesta sexta-feira (17), proprietários de autoescolas, instrutores e representantes do sindicato da categoria, para debater melhorias ao setor. Autor da audiência pública, o presidente da AL, deputado José Riva, sugeriu mais uma rodada de discussões, em Cuiabá, com o presidente do Detran, Teodoro Sampaio, após o feriado da próxima semana.

Entre as reivindicações, o presidente do sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Djalma Nogueira Souza, informou que já conversou com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Meraldo Sá, para viabilizar a concessão de um terreno para o treinamento dos futuros condutores. “Queremos o apoio da Assembleia Legislativa também nessa questão”.

Também pediram a flexibilização na exigência do credenciamento anual e melhorias no processo de avaliação (Bancas). De acordo com José Elcio (Sind CFC Norte – Colíder) esse processo é longo e complicado pelo número reduzido de avaliadores. Em Colíder, por exemplo, na última banca havia 200 testes para serem feitos e apenas dois avaliadores. “Isso gera deficiência nos resultados, pois os laudos são encaminhados para Cuiabá e perdemos praticamente uma semana de aula’, disse José Elcio, ao cobrar também um espaço maior no Detran para atender os CFC’s. 

A Lei Federal 12.302/2010, que exige que todos os instrutores sejam habilitados na Categoria D, também foi questionada. Instrutor há seis anos, Elizandro Prause, categoria E, disse que essa exigência é exagerada, já que as autoescolas têm o cuidado de direcionar o instrutor de acordo com a sua categoria para as aulas. “Tem instrutores especializados para atender essa demanda. Além disso, não adianta nada o instrutor conseguir a categoria D, se não tiver experiência para ensinar o aluno”.

O deputado Dilmar Dal Bosco defendeu que os centros tenham profissionais habilitados na categoria D, porém que essa exigência não penalize o setor.

No encontro, donos de autoescolas questionaram que, sem o centro de treinamento, os instrutores trabalham no dia-a-dia sob sol e chuva, sem nenhum suporte para que a aula seja, de fato, melhor aproveitada. Conforme a presidente do pólo regional Norte sindicato das Auto Escolas de Mato Grosso, Carla Pianesso, a parceria do Legislativo Estadual será fundamental ao atendimento das reivindicações.
“Queremos mais segurança para desenvolver os trabalhos. Esperamos a descentralização dos serviços, como na emissão das CNH´s. por isso, procuramos o presidente Riva, que acompanha a nossa luta há muitos anos”. O deputado federal Nery Geller disse que é inviável que os serviços sejam consolidados apenas no Detran.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com