Precariedade do prédio e alerta de Bombeiros fazem Mendes decidir mudar sede da prefeitura


Somente com a economia em aluguéis, segundo levantamentos preliminares, seria possível bancar quase 30% da nova sede

RONALDO PACHECO
O prefeito Mauro Mendes (PSB) reconhece que o Palácio Alencastro não comporta mais a sede da Prefeitura de Cuiabá e já decidiu que vai mudar. Só não tem certeza ainda “para onde” e, por conta das dificuldades financeiras do município, nem quando. Porém, admitiu que tem predileção pelas imediações do Centro de Eventos do Pantanal, o bairro Ribeirão do Lipa – região Oeste da Capital. Será a sede da nova prefeitura, e pode levar ‘de carona’ a Câmara dos Vereadores. O município tem terreno nas imediações.Autoridades do Corpo de Bombeiros já advertiram Mendes sobre o risco de um sinistro. “Deus é grande e nada de mal vai acontecer. Mas, lógico: estamos tomando as providências [em um novo Paço Municipal] para abrigar a prefeitura”, justifica. O prédio, por exemplo, não tem escada de emergência.
Marcos Lopes/HiperNotícias
Prefeito Mauro Mendes já recebeu alerta sobre precariedade em que se encontra prédio da prefeitura
Apenas em reformas urgentes no Palácio Alencastro, nas áreas de energia e hidráulica – por questões de segurança – a municipalidade deve gastar, neste ano, mais de R$ 5 milhões. E, mesmo assim, por ser um edifício de quase meio século, não há garantias de que o serviço ficará 100% confiável.“É certo que aqui [Alencastro] está obsoleto, sim. E não consegue mais responder às necessidades do município e ao surgimento de novas demandas. Mas não decidi como será feita [a mudança], no futuro”, avalia o prefeito, para a reportagem doHiperNotícias.Mauro Mendes já decidiu que irá construir um espaço para abrigar todas as secretarias municipais e demais órgãos da Prefeitura de Cuiabá. “Até mesmo na questão de economicidade, um dos princípios da administração pública, o concentração de todos os órgãos representará melhoria”, confirma.ESTRUTURA DA MÁQUINA Atualmente, a refeitura possui 19 secretarias e mais seis órgãos (Amaes, CuiabáPrev, Ouvidoria Geral, Funec e Guarda Municipal), além do Conselho de Recursos Fiscais – que possui status de organização autônoma. Essas organizações estão espalhadas em 18 espaços físicos diferentes, além do Palácio Alencastro. Somente com a economia em aluguéis, segundo levantamentos preliminares, seria possível bancar quase 30% da nova sede. As Secretarias de Habitação e de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), por exemplo, ficam na rua 13 de Junho, em frnete à Superintendência Estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na região Oeste.
Marcos Lopes/HiperNotícias
Já a Secretaria de Meio Ambiente fica no Jardim Itália, quase em frente à casa do prefeito, na região Leste. E, de quebra, a Secretaria de Serviços Urbanos fica na avenida Dante de Oliveira (antiga Trabalhadores), no bairro Carumbé, na região Leste.A Secretaria Municipal de Saúde fica na Travessa São Joaquim, bairro Centro Sul, atrás do Estádio Presidente Dutra – região Oeste. Por outro lado, a Secretaria Municipal de Educação fica no prédio da antiga Prodecap (Progresso e Desenvolvimento da Capital), na Travessa Diogo Domingos Ferreira, em frente Escola Estadual Nilo Póvoas, bairro Bandeirantes – Região Leste da cidade.PRÉDIOS ANTIGOS“Todos os prédios pagam energia em separado. E, por serem instalações antigas, periodicamente, passam por reformas”, atesta o secretário Municipal de Obras, Marcelo de Oliveira Silva e Silva, que ocupa o cargo pela quarta vez – a primeira foi na administração Dante de Oliveira (1986-88).A experiência da malfadada reforma do Palácio Paschoal Moreira Cabral, sede da Câmara de Cuiabá, prédio tão antigo quanto o Alencastro, serviu de alerta. Os mais de R$ 3,45 milhões investidos não foram suficientes sequer para modernizar o telhado e resolver o problema crônico no sistema elétrico, que deixa servidores e visitantes em constante alerta.FONTE DE RECURSOSO prefeito ainda busca fonte de financiamento para a futura obra do Paço Municipal. Ele já ‘mirou’ que a maior parcela tende a vir de Brasília, mas deve pedir ajuda ao governador Silval Barbosa (PMDB), pelo fato de Cuiabá ser a sede da Copa do Pantanal Fifa 2014.Mendes trata o assunto com reservas, mas o “espírito empreendedor” não permite que faça rodeios para ‘condenar’ o Palácio Alencastro.“Provavelmente o prédio servirá para ‘outro uso’, como para a área histórico e cultural da cidade, mas, como sede da prefeitura não serve mais”, completa o prefeito do PSB. 

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com