Dono de site será ouvido em CPI por suposta exploração sexual

Gazeta


Promotor de eventos e proprietário do site “Garota Copa do Pantanal 2014” Reinaldo Luis Akerley Cavalcante está convocado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito de Tráfico de Pessoas (CPI) da Câmara dos Deputados. O envolvimento da agência de modelos Reynaldo Eventos Comunitários com a exposição de adolescentes em trajes de banho e poses sensuais motivou a convocação para investigação. Reinaldo já foi indiciado por exploração sexual pela Polícia Civil e em janeiro deste ano denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo o requerimento assinado pelo vice-presidente da CPI, o deputado Luiz Albuquerque Couto (PT) justifica a convocação do promotor de eventos apontando o desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, principalmente pela internet, que tem contribuído para o tráfico de seres humanos. “Geralmente eles requisitam meninas, meninos, homens e mulheres e às enganam com propostas avassaladoras, colocando-as assim, sem perceber ou por inocência no afã de situações de vulnerabilidade”.

Deputado explica que o ambiente virtual tem o poder de oportunizar falsas promessas de melhorias de vida às vítimas, conforme já foi apurado em depoimentos junto a adolescentes aliciadas por criminosos.

A CPI de Tráfico de Pessoas foi instaurada no final de 2012 com prazo de conclusão previsto de 60 dias. A prorrogação por mais 2 meses levará ao fechamento dos trabalhos em 20 de maio. Em torno de 30 pessoas foram chamadas até o momento para prestar esclarecimentos. Na sessão deliberativa de ontem 3 pessoas foram convocadas, 2 convidadas e 1 expedida 1 realização de diligência Pará.

Além da convocação de Reinaldo, irão depor o suposto empresário e ‘olheiro’ de futebol Reginaldo Pinheiro dos Anjos, conhecido como “Doutor”, que foi preso em Sergipe sob acusação de recrutar adolescentes em 4 estados e José Augusto dos Santos, acusado de recrutamento de adolescentes nos estados do Piauí, Bahia e Pará, com a promessa de atuarem em clubes do mesmo estado. Estes últimos 2 casos teriam envolvimento com abuso sexual. A data para os depoimentos ainda não foi marcada.

A CPI tem poder de polícia para levar os convocados a depor, além de quebra de sigilo bancário e telefônico. Uma Comissão de mesmo tema foi finalizada antes no Senado.

As denúncias em apuração atualmente em relação ao tráfico de pessoas envolvem casos de adoção clandestinas de crianças em São Paulo, Bahia e relatos de exploração no entorno da obras da Usina de Belo Monte no Pará. Audiências serão realizadas na Bahia, Acre e São Paulo.

Em 2012 o mato-grossense Reinaldo foi indiciado pela Polícia Civil por exploração sexual contra adolescentes que posavam para fotos sensuais no veículo extinto. Com trajes de banho e shorts curtos as meninas faziam videos e fotografias que eram publicadas na internet relacionadas à Copa do Mundo de Futebol. Há 27 dias ele foi denunciado pelo mesmo crime. Segundo o promotor de justiça Marcelo Malvezzi, 7 adolescentes entre 15 e 17 anos figuram como vítimas.

Outro lado - O promotor de eventos Reinaldo foi procurado por meio do telefone celular. A pessoa que atendeu informou ter adquirido o número recentemente. No telefone residencial ele não também foi encontrado pela reportagem para comentar o assunto. Em matérias anteriores em que foi ouvido por este veículo o proprietário do site negou o envolvimento com exploração sexual.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com