O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa, o deputado Emanuel Pinheiro (PR), esteve reunido com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli, e demais professores do Núcleo de Zootecnia. O parlamentar propôs viabilizar recursos junto ao governo e iniciativa privada para construção do Centro de Equoterapia, no campus de Cuiabá.
Trata-se uma das terapias que fazem uso de animais, que como o próprio nome diz, trabalha com cavalos. Ela une as técnicas de equitação e atividades equestres com a finalidade de reabilitar e educar as pessoas com deficiência.
“O projeto é de suma importância no sentido de promover a inclusão social às famílias carentes. É uma oportunidade ímpar para levar o bem-estar a esses cidadãos”, disse o deputado.
Segundo a coordenadora de Ensino de Graduação em Zootecnia, a médica veterinária Lisiane Pereira de Jesus, a terapia é indicada para pessoas com deficiência ou com necessidades especiais de aprendizado. Em alguns casos, ela complementa o tratamento de reabilitação convencional e faz as crianças avançarem muito.
A coordenadora do projeto informou que cerca de 90 estudantes de várias áreas estão se capacitando desde agosto de 2011 para dar início aos trabalhos. Ela explicou que a atividade começa com o contato com o animal. “Esses exercícios desenvolvem o equilíbrio e a coordenação motora, fortalecendo a musculatura", explicou a médica veterinária.
Maria Lúcia comentou que o terreno que abrigará o centro de reabilitação já foi definido dentro do campus e contará com toda estrutura de acessibilidade. “O nosso objetivo é atender o máximo da população deficiente de Cuiabá. Do ponto de vista social é um projeto maravilhoso”, enfatizou.
O trabalho terapêutico com cavalos chegou ao Brasil em 1989, com a fundação da Associação Nacional de Equoterapia (Ande). Mas a técnica tem séculos de história. Segundo especialistas, Hipócrates, o Pai da Medicina, já defendia a equitação como meio de regeneração da saúde mais de 300 anos antes do nascimento de Cristo.
Mais informações:
Assessoria de Gabinete
Tel: 65 3313 6400/8442 4273
FONTE : Assessoria de Gabinete
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com