Deputado estadual peemedebista, que já foi um democrata, começou na vida pública em 2000 como vereador e presidente da Câmara Municipal
| |
|
Da Reportagem
Numa disputa acirrada, o deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB) venceu a eleição para o cargo de prefeito de Várzea Grande. Ele obteve 47.338 votos, contra 44.286 da segunda colocada, Lucimar Campos (DEM), esposa do senador Jayme Campos (DEM). A terceira colocação ficou para Tião da Zaeli (PSD), que terminou a corrida eleitoral com 41.272 votos.
O candidato Milton Dantas Oliveira (Psol), mais conhecido como “Miltão”, recebeu 1.831 votos, somando 1,36% do total. Já Edson Ribeiro (PPL), que teve problemas com a sua candidatura, teve os votos computados como anulados.
Wallace, que já pertenceu ao grupo político dos Campos, sendo um dos membros do DEM, pela primeira vez administrará Várzea
Grande.
A cidade possui 174.557 eleitores, sendo que, deste total, mais de 145.913 mil compareceram às urnas neste domingo. Foram registradas 28.644 mil abstenções. Votos brancos somaram 4.592, o que significa 3,15%. Já em relação aos votos nulos, foram somados 6.594 mil votos, o que representa 4,52%.
A vitória do candidato do PMDB, entretanto, veio como um “balde de água fria” ao grupo do DEM, já que a Lucimar liderava as últimas pesquisas de intenção de voto.
No último levantamento realizado pelo instituto KGM, a esposa de Jayme aparecia na frente, com 42,6% da preferência do eleitorado várzea-grandense, contra 32,8% de Wallace Guimarães.
“Com o coração na frente, vamos administrar Várzea Grande com muita responsabilidade. Vamos unir todos os esforços em prol da cidade”, afirmou Wallace, ao comemorar a vitória.
Na campanha, o deputado e Lucimar chegaram a tecer duras críticas um contra o outro. A esposa de Jayme afirmou que Wallace, enquanto membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, foi omisso e não se empenhou para trazer recursos para a Saúde do município.
O deputado respondeu elevando o tom, afirmando que fez tudo o que podia e que, em 40 anos, a família Campos não foi capaz de implantar melhorias para a cidade. Wallace ainda provocou Lucimar, falando que ela “foi mimada a vida toda pelo marido, às custas do poder público”.
Licenciado do cargo de deputado estadual, Wallace Santos Guimarães (PMDB) nasceu no dia 18 de novembro de 1961. Ele tem 51 anos, é casado e pai de um casal de filhos. Guimarães deu início à sua trajetória política no ano de 2000, quando foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande.
Em 2006, elegeu-se para deputado estadual pela primeira vez, sendo reeleito para o mandato 2011/2014, com 28 mil votos. Guimarães é médico formado pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, no Espírito Santo.
A reportagem entrou em contato com a candidata do DEM, mas Lucimar não atendeu às chamadas. http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=418856





