Quatro vereadores lideram a corrida por cadeira na Câmara Municipal de Várzea Grande, sendo eles Wanderley Cerqueira (PSD), Isabela Guimarães (PSD), Antonio Cardoso (PSD) e Hilton Gusmão (PV). Conforme pesquisa espontânea do instituto Mark, realizada em parceria exclusiva com o RDNews, os sociais-democratas detêm 3,3%, 3,1% e 2,9% das intenções de voto, respectivamente. Gusmão possui 2,7%.
Gabriela Galvão
A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o número MT-00433/2012, foi realizada entre nos dias 29 e 30 deste mês. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.
Outros três candidatos aparecem empatados com 2,5%: o comerciante Luciano do Carmo Araújo, o Xula do Grilo (PRTB), o vereador Chico Curvo (PSD) e Claido Celestino Batista, o Ferrinho (PRB). O coronel PM Pery Taborelli da Silva (PV) está com 2,3%, seguido do candidato a reeleição João Madureira (PSC), que registra 1,9%.
Logo atrás, com 1,2%, figuram Ronaldo da Silva, o Roni do Sacolão (PT), o empresário Juliano Marques (PRTB) e o pecuarista Kalil Baracat (PMDB). Na preferência de 1% dos eleitores entrevistados estão o apresentador de tv Ueiner Neves de Freitas, o Jajah Neves (PRTB), o policial militar Cleyton Guerra, o Sardinha (PTB), o cantor Geraldo Cesar Alves, o Boiadeiro (PRTB), o comerciante Mateus Magalhães (DEM) e o vereador Antônio Gonçalo Pedroso de Barros, o Maninho de Barros (PSD), presidente da Câmara Municipal.
Nas intenções de voto também são lembrados outros seis nomes, mas com apenas 0,8%. No geral, Várzea Grande tem 367 candidatos disputando 21 cadeiras, uma média de 17 por vaga. A cinco dias das eleições, o percentual de indecisos quanto ao voto para vereador é de 35,4%. Estes dados não trazem qualquer segurança quanto à eleição à Câmara Municipal, portanto, servem tão somente para se ter ideia de quem são os mais lembrados. Foram ouvidos 486 eleitores de 57 bairros da zuna urbana de Várzea Grande. Mulheres representam 50,6% dos eleitores entrevistados e, homens, 49,4%.