Português diz que Presidência da República está preocupada

Da Reportagem

O deputado estadual Airton Português (PSD) afirmou que a vinda do vice-presidente Michel Temer a Cáceres (225 km de Cuiabá) mostra a preocupação da Presidência da República com a segurança na fronteira com a Bolívia. Português fez parte da comitiva chefiada pelo governadorSilval Barbosa, que foi ao município receber Temer e o alto comando das Forças Armadas. 


Segundo Português, a Operação Ágata 6, desenvolvida na região de Cáceres, levou tranquilidade aos moradores dos 28 municípios da faixa de fronteira, dos quais 4 estão próximos da linha que divide o Brasil da Bolívia.

“É gratificante ver esse teatro de operações, centenas de militares da Aeronáutica, Marinha e Exército, junto com as polícias civil, militar e federal atuarem com força máxima aqui (na região oeste)”, afirmou o deputado.

O deputado é representante da Assembleia Legislativa no Comitê Estadual de Fronteira. Ele é um dos defensores da instalação da Base Aérea em Cáceres. “Já estamos (o deputado e o Governo do Estado, por meio da Casa Civil) encaminhando pedidos para o governo federal realizar estudos sobre a viabilidade desse projeto”.

Português esteve sentado ao lado do ministro da Defesa, Celso Amorim, dentro do ônibus da comitiva, e aproveitou o momento para explanar o projeto da Base Aérea em Cáceres. Amorim, segundo o deputado, ouviu atentamente a reivindicação e disse que o assunto seria tratado com técnicos do ministério.

Toda a agenda do vice-presidente da República foi acompanhada pela comitiva do governador, ao qual Airton Português fez parte. Minutos depois da chegada, Temer foi a um auditório montado dentro de uma grande barraca e ouviu explanação de um oficial das Forças Armadas sobre o desenvolvimento da operação no âmbito militar e civil.

A comitiva seguiu depois para a Escola Municipal Ana Maria, cuja obra de reforma foi feita com emprego de militares da Marinha e material doado pela instituição militar. Em seguida, o vice presidente esteve no campus da IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), onde estava montada a operação Aciso (Ação Cívico Social).

Em seguida, Temer e comitiva viram show de paraquedismo. Ao meio-dia, as comitivas do vice-presidente e governo do Estado embarcaram para Brasília e Cuiabá, respectivamente. Português acompanhou o governador Silval Barbosa, junto com o deputado Ezequiel Fonseca, secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, e secretário de Segurança. Diógenes Curado. (Jorge Estevão e Isabella Marimon/Assessoria)