Pesquisa apresenta empate técnico entre Walace e Lucimar Campos; Tião segue próximo


Foto: Reprodução pesquisa



Da Redação - Jonas da Silva



Os candidatos a prefeito de Várzea Grande Lucimar Campos (DEM) e Walace Guimarães (PMDB) estão empatados tecnicamente na nova pesquisa do instituto Access Brasil em parceria com o Olhar Direto, seguidos de perto pelo atual prefeito Tião da Zaeli (PSD). O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 26 de setembro.

Na modalidade estimulada (com apresentação de nomes dos candidatos), a ex-primeira-dama do Estado, do município e esposa do senador Jayme Campos, Lucimar, tem 31,59% da intenção de voto e logo atrás vem Walace com 28,85%. Ele também é seguido pelo prefeito Tião, com 22,13%. A margem de erro da pesquisa é de 4%. 


Seguem-se Miltão (PSOL), que tem 1,74%, e Edson Ribeiro (PPL) é o último com 0,24%. Os indecisos somam 13,43% do eleitorado e a opção de não votar em nenhum dos candidatos é 2,02%. 

O cientista político Jeverson Missias reportou à reportagem do Olhar Direto que esta semana é decisiva. Ele diz que todos os candidatos intensificaram a campanha e “a chance do vira-vira é grande”. 

“O processo está zerado, essa semana vai ter o desempate. A preferência que a dona Lucimar tinha deixou de existir. A eleição em Várzea Grande pode ser igual à eleição de 2004, definida no voto a voto no final”, avalia ao lembrar a disputa em que Murilo Domingos (PPS) ganhou de Walace Guimarães, então no DEM por 588 votos.

Rejeição 

O prefeito Tião da Zaeli (PSD) lidera a rejeição entre os cinco candidatos, com 30,09%, Lucimar Campos (DEM) tem 20,14%. Walace Guimarães (PMDB) é rejeitado por 12,68% dos eleitores, Miltão (PSOL) tem 8,70% e Edson Ribeiro (PPL) 2,48%. A opção de não votar em nenhum dos candidatos totaliza 14,92%.


A pesquisa foi realizada com entrevistas residenciais com 400 eleitores em Várzea Grande, de acordo com estratificação de dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e do classificação socioeconômica do IBGE. Ela tem intervalo de confiança de 95% e tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 00417/2012.