Camila Cervantes e Patrícia Sanches
Militantes acompanham fim de votação e comemoram vitória de Mauro
O clima é de festa no local e a tendência que lideranças comecem a chegar no local. Os militantes do socialista vibram a cada apuração e já comemoram o resultado. Muitos fogos e gritos disparados no Centro de Eventos.
No decorrer do processo de apuração, 7 urnas apresentaram problemas e foram substituídas na Capital. Em todo o Brasil foram 208 urnas trocadas, o que para o TRE não prejudica em nada a apuração.
O ritmo no Centro de Eventos Pantanal segue tranquilo. Ao todo 150 policiais fazem segurança no local a fim de evitar tumulto e agressões. No local, diante o quadro de totalização de votos, os militantes de Mauro estão felizes e a expectativa é de que ele chegue a qualquer momento.
Segundo o secretário da Sesp, Diógenes Curado, 70 denúncias foram feitas, e se transformaram em 16 ocorrências, também foram lavrados 4 termos circunstanciais, porém, nenhum destes configuram crime eleitoral, como compra de votos.
Até o momento, se encontram no Centro de Eventos, o secretário chefe da Casa Civil do Estado, José Lacerda, e o deputado estadual Alexandre César.
Às 18h40 - Mauro comemora vitória e diz trabalhar por Cuiabá
Em sua primeira coletiva à imprensa, Mauro Mendes comemorou a vitória. Segundo ele, a população fez o seu juízo e, por isso, o elegeu. Ele ressaltou mais uma vez que fez uma campanha limpa, que só mostrou a verdade, lembrando que ganhou 8 direitos de resposta de Lúdio somente no 2º turno. "Vamos administrar Cuiabá para todos. Vamos passar uma borracha, não importa se é A, B ou C".
Segundo ele, agora é o momento de cuidar da cidade e deixar de lado tudo o que passou. O socialista garante que vai esquecer a cor partidária e buscar fazer uma gestão harmônica, inclusive com o governador Silval Barbosa (PMDB), principal cabo eleitoral de Lúdio. Empolgado, Mauro garante que começa a trabalhar nesta segunda (29). "Vamos fazer uma transição, responsável e coerente". Ele promete ainda passar uma borracha nas críticas. "A democracia vence a maioria".
Às 18h49 - Quem ganha é o novo grupo e o povo de MT, diz Taques
O senador Pedro Taques ressaltou que a vitória de Mauro representa o nascimento de um novo grupo político em Mato Grosso. "Quem vence é a população de Cuiabá", enfatizou. O candidato a vice-prefeito João Malheiros, que também já está no Centro de Eventos do Pantanal, seguiu a mesma linha do discurso de Mauro e prometeu deixar de lado as brigas e confusões com o governador Silval.
Às 19h - A verdade venceu a mentira, afirmou mulher de Mauro
Virgínia Mendes, mesmo debilitada, também está no Centro de Eventos. Ela voltou a reclamar dos ataques que sofreu, especialmente com relação a sua doença, que foi questionada. "A Verdade venceu a mentira", disparou. Ela afirmou que ainda não sabe como será a sua participação na administração junto com o marido.
Às 19h28 - Mauro chega a 54,6% dos votos e vence; Lúdio fica com 45,3%
Com 100% das urnas apuradas, Mauro teve 169,6 mil votos (54,6%) e Lúdio 140,7 mil (45,3%). A diferença entre os dois candidatos que disputavam o segundo turno foi de 28,9 mil votos.





