Na TV, "Tião da Zaeli" divide com Walace e vice de Lucimar os problemas na Saúde


CLÁUDIO MORAES
Da Editoria
A propaganda eleitoral gratuita na televisão da noite desta sexta-feira teve como principal destaque o candidato a prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves, o "Tião da Zaeli" (PSD), fazendo revelações bombásticas sobre os dois principais adversários, no caso a ex-primeira-dama Lucimar Sacre de Campos (DEM) e o deputado estadual Walace Guimarães (PMDB). "Tião da Zaeli" apontou que o caos no setor de saúde tem vários responsáveis que estão participando do processo eleitoral, mas se eximem de suas responsabilidades do passado.

O diretor administrativo e financeiro do pronto-socorro de Várzea Grande, o advogado Geraldo Araújo, apareceu na propaganda eleitoral para explicar a situação da saúde e atacar os adversários do prefeito. Ele explicou que, apesar do Governo do Estado estar há vários meses sem repassar o convênio da saúde cuja dívida chega a R$ 6 milhões, os atendimentos vêm sendo feitos.
Geraldo Araújo revelou que Walace Guimarães foi o primeiro diretor clínico do pronto-socorro e exigiu salário extra para ocupar a função durante a gestão do então prefeito Jaime Campos (DEM), hoje senador da República. Além disto, o advogado considerou que "ele (Walace) usou do cargo para se eleger vereador e deputado estadual".
Para o diretor, o parlamentar peemedebista poderia interceder junto ao governador Silval Barbosa (PMDB) para encerrar o caos no setor. "Agora como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, nada faz nada fez pelo pronto-socorro de Várzea Grande", disse.
O afastamento para suposto tratamento médico da esposa de Walace Guimarães, a médica Jaqueline Beber Guimarães, também foi abordado. Ele explicou que Jaqueline ingressou com atestado médico para tratamento; está recebendo salários, mas está participando da campanha do marido numa clara insinuação de fraude.
Geraldo Araújo insinuou ainda que o candidato a vice-prefeito na chapa da coligação "Unidade Democrática Social", Arilson Arruda, tenha utilizado-se dos cargos públicos nas gestões dos ex-prefeitos Jaime Campos (DEM) e Murilo Domingos (PR) para acumular fortuna. "Temos que informar que Arilson foi por 12 anos secretário de Saúde e diretor do pronto-socorro. O maior legado que ele deixou para a saúde de Várzea Grande foi a construção de um dos maiores hospitais particulares de Cuiabá, do qual ele é proprietário e diretor", denunciou numa alusão ao hospital Jardim Cuiabá.
Segundo ele, Arilson Arruda é funcionário da prefeitura e trabalha diariamente só por 40 minutos. Neste período, o vice de Lucimar Campos se dedica a apenas assinar atestados médicos sem atender pacientes e ainda recebendo salário integral.
Outros candidatos
O programa da candidata Lucimar Campos mostrou as ações do programa "Sempre Amigas". Além disto, ela apresentou propostas para melhorar a qualidade de vida.
Walace Guimarães apresentou um programa sem críticas aos adversários. Ele voltou a explorar o alinhamento entre os governos estadual, municipal e federal.
O historiador Edson Antônio Ribeiro (PPL) abordou a problemática da falta de água. Ele exibiu uma denúncia de moradores do bairro Construmat de que o prefeito "Tião da Zaeli" teria desviado uma ligação de água para beneficiar um condomínio particular de sua propriedade. Já o candidato Miltão Dantas (PSOL) apresentou o mesmo programa veiculado há vários dias.