Ibope dá Mauro Mendes com 5% a frente de Lúdio Cabral


Nesta sexta-feira, 19, o  Ibope divulgou a primeira pesquisa de intenção de voto sobre o segundo turno da disputa pela Prefeitura de Cuiabá. Na pesquisa estimulada, Mauro Mendes aparece na frente com 48% e seu adversário, Lúdio Cabral, do PT, tem 43%. Os números foram divulgados pela TV Centro América. 
 
Os votos brancos somam 4% e os indecisos totalizaram 5%.  A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.Ou seja: diante da margem de erro, hoje pode-se dizer que a eleição ainda se encontra indefinida. Mauro Mendes e Lúdio Cabral ainda terão que lutar pelos votos dos indecisos. 
 
No primeiro turno, Mauro Mendes teve 43,96% dos votos válidos, e Lúdio, 42,27%.
 
Desde o final do primeiro turno, quando chegou a ser colocado em segundo lugar, atrás de Lúdio, Mendes vinha criticando durante as pesquisas eleitorais. Esta semana, “bateu” na tecla de que pesquisa não ganha eleição. Os números do Ibope divergem do que foi divulgado pelo instituto Gazeta Dados, que deu Lúdio 6% a frente. 
 
Os dados do Ibope, por sua vez, batem com os que foram divulgados pelo instituto Mark, que apontou uma vantagem de 3% em favor de Mendes, que apareceu com 46,4% das intenções de votos contra 43 de Lúdio Cabral. 
 
A pesquisa do Ibope foi realizada entre 17 e 19 de outubro. Foram entrevistadas 602 pessoas na cidade de Cuiabá. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), sob o número MT-00680/2012.
 
Levando-se em consideração apenas os votos válidos, o Ibope mostra que se as eleições fossem hoje, Mauro Mendes teria 53% contra 47% de Lúdio Cabral. Os votos válidos são cálculos a partir da exclusão dos votos brancos e nulos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.