Gazeta Dados aponta vitória de Mauro Mendes por 0,52% dos votos

Jonas Jozino
Da Redação



Se o Instituto Ibope não arrisca afirmar quem será o vencedor na eleição deste domingo em Cuiabá para prefeito, o Instituto Gazeta Dados divulga na edição deste domingo no jornal A Gazeta uma vantagem mínima para o empresário Mauro Mendes (PSB) de 0,52 ponto percentual em relação a seu adversário Lúdio Cabral (PT). Quer dizer, considerando a margem de erro, de 4%, o vencedor só será conhecido mesmo na apuração dos votos válidos.
 
Segundo o Gazeta Dados, Mauro Mendes aparece na frente com 50,26% das intenções de votos enquanto que Lúdio Cabral, que começou a crescer nos últimos dias com os apoios da presidente Dilma Rousseff e a visita do ex-presidente Lula a Cuiabá, está com 49,74%.
 
A margem de erro da pesquisa é de 4% para cima ou para baixo. Isso indica que é praticamente impossível indicar o vencedor nesta eleição, que já é apontada como a mais acirrada, mais concorrida da história da Capital Mato-grossense. Pelo números do instituto, Mauro Mendes pode variar nas urnas entre 46,26% e 54,26%, enquanto que Lúdio Cabral aponta margem de 45,74% a 53,74%. 
 
Na modalidade estimulada, 47,70% dos entrevistados afirmam que votarão em Mauro Mendes, enquanto 47,20% são eleitores do petista.
 
Já na pesquisa espontânea, o empresário aumenta ligeiramente a frente sobre o petista, com uma distância de 0,83 ponto percentual. Mendes foi citado por 46,28% dos eleitores e, Lúdio, por 45,45%.Nesta modalidade, os indecisos foram 5,01% e opções por votos brancos e nulos aumentaram para 3,26%.
 
A pesquisa mostra ainda que o número de indecisos diminuiu e agora apenas 2,26% ainda não sabem em quem votar. Votos brancos e nulos representam 2,84% dos entrevistados pelo instituto. 
 
A pesquisa Gazeta Dados foi realizada no sábado e está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número 00702/2012.