Fidélis diz nota do Ideb foi avanço

Apesar do grande número de problemas enfrentados na rede municipal de educação, o secretário municipal de educação, Silvio Fidélis, destaca que Cuiabá superou as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o ano de 2012. 

Dados da Secretaria Municipal de Educação mostram que a nota divulgada este ano, referente à análise feita em 2011, mostra que o município alcançou 4,8, em oposição aos 4,4 previstos pelo IDEB. A meta para 2013 é que as escolas alcancem a nota 4,7. Até 2021, Cuiabá deve alcançar 5,8 no índice. 


O secretario ainda afirma que está deixando todo um trabalho de desenvolvimento para 2013, com avanços no Educa Mais (onde os alunos passam três horas a mais na escola), e com a Escola Aberta, onde as unidades realizam atividades com os estudantes nos finais de semana. 

Fidélis afirma que a maior dificuldade do sistema municipal de educação é a manutenção, pois muitas escolas estão há muito tempo sem reformas e melhorias em suas estruturas. 

Ele aconselha o prefeito eleito quantos às prioridades, que segundo Fidélis, são três: Prosseguir com os compromisso firmados com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede de Cuiabá, valorização dos profissionais da educação e continuidade das reformas. (SM)