Eleito com 2.998 votos nas eleições do último dia 7, o futuro prefeito de Tapurah, Luiz Eickhoff (PDT), elencou como prioridades investimentos em saúde, educação e habitação. Em entrevista ao ExpressoMT, ele classificou como fundamental investimentos nessas três áreas para conseguir atrair investimentos para o município.
Eickhoff lembra que nos últimos anos o município não recebeu nenhum investimento em habitação popular. Mais de 500 famílias estão cadastradas na Secretaria de Ação Social do município esperando a criação de programas habitacionais. “Precisamos investir, comprar uma área e destinar para a construção de casas”, disse.
Em relação a saúde, o pedetista a meta é melhorar o atendimento e reduzir a fila de agendamento de exames e cirurgias. Eickhoff avalia a necessidade de maior investimento no hospital local, com a aquisição de novos aparelhos, evitando que os moradores tenham que buscar atendimento nas cidades vizinhas. “Precisamos também criar um PSF na área rural para atender o interior do município”, explicou.
Na área de educação, o prefeito eleito lamentou o pouco investimento feito nos últimos anos. Eickhoff disse que é fundamental criar novas vagas para atender a demanda. O município conta com somente duas escolas na área urbana, uma municipal e outra estadual, além de creches. O futuro gestor estabeleceu como meta melhorar a estrutura e investir nos profissionais, procurando resgatar os índices do IDEB, que mede a qualidade na educação. “Caiu muito nos últimos anos e nós queremos retomar e melhorar muito essa avaliação da nossa escola municipal”, projeta.
O prefeito eleito diz que além da falta de habitação, outro problema a ser atacado é a falta de matriz energética. Hoje Tapurah é servida por um linhão que vem de Lucas do Rio Verde. Ele diz que a rede é formada por postes de concreto, sendo bastante vulnerável. Eickhoff entende que ser necessário trazer um linhão de alta potencia e possibilitar a instalação de empresas. “Tendo a disponibilidade de energia e habitação, com certeza o nosso município, que é rico em recursos naturais e em produção, vai atrair empresas pra investir”, disse ao ExpressoMT. Mesmo com a pouca oferta de energia, há sinalização de empresas que querem se instalar em Tapurah a partir dos próximos meses. O prefeito eleito já foi procurado e disse que há projetos em andamento.
Apesar de contar com uma área projetada para abrigar um distrito industrial, localizada a poucos quilômetros do município, Tapurah não recebeu nenhum investimento da prefeitura para que o projeto saísse do papel. Segundo informações apuradas pelo ExpressoMT, o local já conta, inclusive, com energia elétrica.
A eleição de prefeitos politicamente ‘alinhados’ na região médio norte foi citada por Eickhoff como um facilitador para a busca por soluções que afetam os municípios da região. Em Lucas do Rio Verde (Otaviano Pivetta), Nova Mutum (Adriano Pivetta) e Sorriso (Dilceu Rossato) os prefeitos e vice-prefeito eleitos são do PDT. Além do mesmo posicionamento político, os municípios têm característica produtiva semelhante, com a economia baseada no agronegócio. “Vão estar alinhados pra garantir o desenvolvimento, não apenas dos seus municípios, mas da região. A gente quer contar com esses parceiros pra trabalhar por uma região inteira”, observou.
Sobre o relacionamento com a Câmara, Eickhoff mostra-se otimista com a eleição de seis dos nove vereadores como aliados. O prefeito eleito já se reuniu com os eleitos e comentou que a eleição da nova Mesa Diretora chegou a ser pauta no encontro. O pedetista citou que o grupo vai ter liberdade e autonomia para escolher os ocupantes da Mesa Diretora. “A execução do plano de trabalho que a gente fez durante a campanha, vai facilitar com o apoio da Câmara de Vereadores, especificamente dos seis que fazem parte da nossa base. Vai ajudar muito para a administração”, destacou.
Sobre a transição de mandato, Eickhoff anunciou que sua equipe deve procurar o atual prefeito Milton Geller, para tratar de assuntos que possam assegurar a transição de forma transparente. “É o que a população espera”, definiu.
A boa notícia para os moradores de Tapurah é a instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal. A implantação deve ocorrer ainda em 2012 e vai facilitar a vida dos moradores do município, que não precisam se deslocar a cidades vizinhas. O prefeito eleito observa ainda a possibilidade de investimentos habitacionais, já que a CEF é referência nessa área. “Ela é que traz os recursos, que viabiliza os projetos. Isso vai dar um reforço no que a gente quer fazer, que é construir moradias para as pessoas que mais precisam”, comentou.
ExpressoMT





