Com margem apertada, candidatos “correm” atrás de últimos eleitores

Edilson Almeida | Redação 24 Horas News

A margem do vitorioso nas eleição a prefeito de Cuiabá será apertada. Alguns falam em 5 mil votos. Os exagerados acham que seja mais, pode ir a até 10 mil. Outros, vêm 3 mil votos como resultado de uma disputa acirrada. Não importa: 1 voto resolve a discussão. Com os institutos de pesquisas apontando empate técnico, Mauro Mendes, do PSB, e Lúdio Cabral, do PT, fizeram do “dia do voto” a luta para conseguir vencer a disputa eleitoral, em segundo turno. 
 
Até as 15 horas, ainda era grande a quantidade de eleitores que não tinham comparecido para votar. Acredita-se que a abstenção deve chegar a 25% neste segundo turno. No Instituto Federal de Educação (IFET), por exemplo, mesários revelaram que pouco mais de metade dos eleitores tinham comparecido. 
 
Mendes votou às 11h30 na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no bairro Boa Esperança. Ele compareceu ao local acompanhado de seu vice, deputado estadual João Malheiros (PR). Seu adversário, Lúdio Cabral chegou às 9h40 na Escola Quintino Pereira de Freitas, no bairro Canjica e vitou  ao lado da esposa Ana Regina e das filhas Maria Clara e Maria Luisa. 
“A verdadeira pesquisa é hoje, feita nas urnas. Confio em Deus e tenho fé na vitória de quem trabalha e deseja o melhor para Cuiabá”, disse Mauro Mendes. Lúdio foi mais enfático: “Este é um marco da trajetória que eu construí, de luta ao lado da população trabalhadora desde o movimento estudantil, como servidor público da Prefeitura, convivendo diariamente com a dor e o sofrimento das pessoas mais simples e nos 8 anos de aprendizado na Câmara. Me preparando para este momento histórico e para esta responsabilidade de construir um governo de mudança” – disse Cabral.
Depois de votar, Lúdio acompanhou a votação de Ana Regina, na Escola Djalma Ferreira de Souza, no bairro Morada do Ouro, e, em seguida, a de Faiad, na Escola Rodolfo Augusto Trechaud Curvo, no Residencial Paiaguás. No período matutino e vespertino, o candidato percorreu  diversos locais de votação pela cidade. Cumprimentou eleitores 
Após votar,  Mendes seguiu para a Escola Estadual “Senador Azeredo”, localizada na Avenida Senador Metello, no Porto, para acompanhar o voto de João Malheiros, candidato a vice-prefeito. Logo pela manhã Mauro se reuniu com a comitiva que o acompanha no famoso café-da-manhã de Dona Eulália. De lá, seguiram para o local de votação de um dos seus principais apoiadores, o senador Pedro Taques, no ginásio Aecim Tocantins.
 
A disputa voto a voto promete fortes emoções. Ludio Cabral e Mauro Mendes devem se encontrar no começo da noite, no Centro de Eventos do Pantanal, onde acontecerá a totalização de votos. 
 
Apesar do ritmo preguiçoso dos eleitores, o  Gabinete de Gestão Integrada do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso registrou até o final da manhã  11 ocorrências e uma prisão por prática de boca de urna.  Dentre as ocorrências encaminhadas à Ouvidoria Eleitoral, está uma denúncia de compra de votos no bairro CPAII, três denúncias  de boca de urna, sendo uma no bairro Bela Vista e sete outras denúncias de compra de voto em bairros distintos.  Após o envio de policiais para apurar as denúncias de compra de votos, nenhuma foi confirmada pelas autoridades que investigaram os casos.
 
O eleitor detido por boca de urna foi levado para o auditório da Casa da Democracia, onde funciona o Cadeião. Já foi lavrado o termo circunstanciado para realização da audiência preliminar do processo judicial que o infrator vai responder na Justiça Eleitoral.