Romilson Dourado
O PR do senador Blairo Maggi conquistou 14 prefeituras, enquanto o DEM dos irmãos Júlio e Jayme Campos garantiram a condução de 11 cidades a partir de janeiro. Duas legendas elegeram 10 prefeitos cada: PT e PSB. O PDT do senador Pedro Taques vai conduzir 7 municípios do Estado, entre eles Nova Mutum e Lucas do Rio Verde com os irmãos Adriano e Otaviano Pivetta, respectivamente. O PPS terá 6 chefes de executivos municipais, entre eles o seu maior líder, deputado e agora prefeito eleito de Rondonópolis Percival Muniz. O PP do deputado Pedro Henry fez cinco prefeitos, todos de pequenos municípios, como Nova Olímpia, Vera e Salto do Céu.
O PSDB só conseguiu assegurar 4 prefeituras. O PTB do prefeito de Cuiabá Chico Galindo elegeu 2 prefeitos, sendo eles Pedro Ferronatto, de Ipiranga do Norte, e Fábio da Paranaense, de Campo Verde. Os nanicos PRP, PRB e PSC garantiram uma prefeitura cada.
Mulheres
Dezenove municípios serão comandados administrativamente por mulheres a partir de janeiro. Em Guarantã do Norte foi eleita a democrata Sandra Martins, assim como Meire Adauto (PT) em Poconé; Marlise Marques (PR) em Comodoro; Ilma Grisoste (PSD) em Sapezal; Jane Maria (PSD) em Poxoréu; Mariledi Araújo (PDT), em Pedra Preta; Rosângela Aparecida, a Rose (PMDB), em Cotriguaçu; Solange Sousa, a Sol (PSD), em Nova Bandeirantes; e Enercia Monteiro (PT), em Jauru. Também garantiram eleição para prefeita Patrícia Vilela (PMDB) em Ribeirão Cascalheira; Mabel de Fátima (PT), em Castanheira; Marisa Manea (PSD) em Lambari D´Oeste; Divina Oda (PSB), em Pontal do Araguaia; Raquel Campos (PSD) em São José do Xingu; Magali Vilela (PSD) em General Carneiro; Bett Sabah (PT) em Rondolândia; Elisete do Carlinhos (PSDB) em Glória D´Oeste; Railda de Fátima (PSD), em Nova Nazaré; e Angelina Benedita (PMDB) em Planalto da Serra.





