KGM: Lucimar detém 42,6% dos votos válidos em Várzea Grande


Amostragem colhida entre quarta e quinta-feira mostra liderança com 36% na pesquisa estimulada; nos votos válidos, candidata do DEM supera o adversário do PMDB, Wallace Guimarães, com 9,8 pontos percentuais na disputa pela prefeitura da cidade


RENÊ DIÓZ 
A eleição municipal em Várzea Grande caminha para uma vitória da candidata do DEM, Lucimar Campos, segundo dados da última pesquisa KGM de intenções de voto, realizada entre os dias 3 e 4. O levantamento indica que a esposa do senador Jayme Campos (DEM) obteria 42,6% dos votos válidos no próximo dia 7.
A diferença entre a democrata e o principal adversário, o peemedebista Wallace Guimarães, seria de quase dez pontos percentuais, uma vez que ele figura com 32,8% dos votos válidos. A amostragem foi colhida por meio de pesquisa quantitativa (método Survey com questionário estruturado) de 400 entrevistados residentes em bairros de Várzea Grande.

KGM

Por sua vez, o atual prefeito Tião da Zaeli (PSD) amargaria a terceira colocação no pleito, 23,4% dos votos válidos, mais de 20 pontos percentuais à frente do candidato do Psol, Miltão. Na quarta colocação, Edson Ribeiro (PPL) detém apenas 0,3% dos votos válidos. A amostragem tem margem de erro de 5%.
ESPONTÂNEA / ESTIMULADA
Na avaliação das intenções de voto declaradas espontaneamente (quando não é apresentada ao entrevistado qualquer lista de candidatos), Lucimar recebeu 34,3% das manifestações favoráveis, 2,5 pontos percentuais acima do que recebera na última pesquisa KGM.

KGM

A democrata igualmente lidera no levantamento estimulado (quando o entrevistado recebe uma lista dos candidatos e, então, manifesta sua opção). Neste tipo de amostragem, ela recebeu 36% das intenções de voto.

KGM

Praticamente as mesmas variações verificadas em relação a Lucimar são constatadas no caso de seu adversário, Wallace Guimarães. Na espontânea, ele detém 25,5% das intenções de voto, pouco menos que os 27,8% apontados na pesquisa estimulada.
REJEIÇÃO
Com os mesmos 18,5% de intenções de voto espontâneas verificados na pesquisa anterior, o prefeito Zaeli segue amargurando o terceiro lugar na classificação da corrida pela prefeitura da Cidade Industrial, fato que pode ser explicado também por sua segunda colocação no rol dos índices de rejeição.

KGM

Com 24% dos eleitores declarando que não votariam de jeito nenhum no atual prefeito, Zaeli só perde em rejeição para a própria Lucimar, mas por pouco; a ex-primeira-dama é rechaçada por 26,8% dos eleitores.
COMPARAÇÃO
Desta vez, a pesquisa KGM em Várzea Grande (registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o número 00518/2012) traçou também quadro comparativo dos desempenhos dos candidatos a prefeito com relação aos levantamentos de manifestações de voto estimulado realizados em julho, agosto e setembro.
Apontada pela pesquisa como provável vencedora do pleito, Lucimar experimentou ascensão entre julho e agosto, mas vem de duas quedas consecutivas, agosto-setembro e setembro-outubro. Wallace, que num primeiro momento sofreu queda, logo após aproveitou movimento de ascensão, mas voltou a cair no desempenho. O prefeito Zaeli, segundo a KGM, só experimentou movimentos para cima nas pesquisas.
CÂMARA MUNICIPAL
Na disputa por uma vaga no Poder Legislativo de Várzea Grande, o levantamento KGM teve sua amostragem liderada pela candidata Sumaia (PRB), com percentual válido de 3% das manifestações de voto dos entrevistados. Nilo Campos (PV) aparece logo atrás, com 2,8%.
A lista dos candidatos segue com nomes como Dr. Waldir (PMDB), Pedrinho (PSD), Wanderley Cerqueira (PSD), Joaquim Antunes (PMDB), Kalil Baracat (PMDB) e Coronel Taborelli (PV).

KGM

ELEITORADO
A amostragem produzida pela pesquisa KGM contou com 400 entrevistas a moradores de bairros de Várzea Grande. Mais de 51% dos entrevistados são mulheres. A maioria dos eleitores (26%) que contribuíram com a pesquisa quantitativa encontra-se na faixa entre 25 e 34 anos de idade.
A maioria (53,8%) também afirmou deter escolaridade até o segundo grau. Setenta por cento dos entrevistados declaram renda de um a quatro salários mínimos mensais.http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=169&cid=19516