Empresário assumiu compromisso de ficar quatro anos no cargo
CUIABÁ - Goiano de Anápolis, o empresário Mauro Mendes (PSB) é o novo prefeito de Cuiabá (MT). Ele foi eleito neste domingo com 54,65% dos votos válidos, contrariando as expectativas de que a eleição seria a mais acirrada da história. Formado em engenharia elétrica, Mendes consegue se eleger após disputar três eleições majoritárias. Ele havia tentado a prefeitura em 2008 e o governo em 2010, perdendo as duas.
— Os primeiros meses de meu mandato serão dedicados a remontar o sistema de saúde pública – afirmou o prefeito eleito em sua primeira entrevista coletiva como prefeito eleito.
Pesquisas mostram que o maior problema de Cuiabá é a saúde pública. Durante a campanha, Mendes anunciou que uma de suas principais medidas como prefeito será a construção de um novo Pronto-Socorro, para substituir atual, construído no início dos anos 80.
Ele afirmou ainda que, apesar das desavenças eleitorais com o governador Silval Barbosa (PMDB), que apoiou o petista Lúdio Cabral, vai contar com ele na administração de Cuiabá.
— Vamos precisar do governo para administrar a cidade. Não tenho nada contra o governador – disse.
Mendes foi alçado à política pelas mãos do senador Blairo Maggi (PR), que governou Mato Grosso por oito anos, com grande aprovação. Além de Maggi, Mendes tem o apoio do senador Pedro Taques (PDT), um político que goza de grande popularidade em Cuiabá, por ter sido um dos responsáveis por colocar na cadeia o bicheiro João Arcanjo Ribeiro, chefe do crime organizado.
Dono de uma empresa que constroi torres de telefonia, Mendes tem um patrimônio declarado de R$ 116 milhões – é o candidato mais ricos nas capitais.
Ele explorou maciçamente na campanha eleitoral sua capacidade de administração, a ponto de o ex-presidente Lula, em comício na cidade, dizer que comandar uma cidade não é o mesmo que uma comandar uma empresa.
Durante toda a campanha, uma das críticas a Mendes é a de que ele iria usar a prefeitura como um trampolim para o governo do Estado. Por conta da dúvida, aceitou fazer um compromisso público de, ficar quatro anos no Palácio Alencastro. Mais do que o compromisso, vai pesar a cobrança de seus dois principais apoiadores – Taques e Maggi -, ambos pré-candidatos para 2014.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/psb-derrota-pt-elege-mauro-mendes-prefeito-de-cuiaba-6566885#ixzz2AebBw07V
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/psb-derrota-pt-elege-mauro-mendes-prefeito-de-cuiaba-6566885#ixzz2Aeb3pHzK
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.





