Na última semana do horário eleitoral em Várzea Grande, o candidato a prefeito Walace Guimarães (PMDB) apelou para a emoção e exibiu depoimento de uma mulher grávida, chorando ao declarar ser fã do trabalho dele e da esposa. “Eu sinto que algo extraordinário vai acontecer na cidade”, disse a eleitora.
Glaucia Colognesi
Logo em seguida, Walace prometeu dar espaço especial às mulheres em seu Governo. Sua esposa, Jaqueline Guimarães, falou da ideia de implantar uma política de qualificação profissional às mulheres. O peemedebista também prometeu implantar o passe-livre a partir de 1º de janeiro. "Queremos passe-livre, o dinheiro do nosso pai não é capim", diz uma jovem.
Já o candidato à releeição Tião da Zaeli (PSD) aproveitou o espaço para prestar contas dos trabalhos prestados durante o ano em que comandou a prefeitura. Disse ter recuperado os recursos do PAC, regularizado taxistas e mototaxistas do aeroporto, doado terreno no Ipase para instalação do Procon, distribuído uniformes e kits escolares, doado 20 hectares para construção da Unemat, reformado pronto-socorro entre outros.
A vice de Tião, que em outros programas já denunciou desvio de recursos na gestão da família Campos e fez duras críticas ao Governo por atraso no repasse de recursos da Saúde, também voltou a aparecer. Em frente à Cadeia Pública, a professora Eunice dos Santos, a Nicinha, não citou nomes, mas convocou os eleitores para “exterminar” com os políticos corruptos. “Vamos banir da vida pública político que se apropria do dinheiro público. Faça seu julgamento, dê a sua sentença”, convidou.
Lucimar Campos repetiu programa eleitoral exibido na última sexta (28). Na oportunidade, ela apresentou proposta com perfil assistencialista e falou em fomentar o empreendedorismo familiar. Um dos projetos com forte apelo popular é o chamado Pão e Leite para as famílias carentes.
O projeto foi apresentado logo depois de aparecer dialogando com uma eleitora, que acabara de exaltar Lucimar por “ensinar o povo a pescar em vez de dar o peixe”.
A eleitora que parafraseou Lucimar é Mariluce, que foi uma das beneficiadas pela ação social “Sempre Amigas”, desenvolvida quando a candidata foi primeira-dama do município. O programa oferecia cursos de crochê, tricô e bordados e tem sido bastante explorado por Lucimar do início ao fim do horário eleitoral. Mariluce diz ter da atividade uma fonte de renda.